O barroco em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho tem como tema “A arte barroca em Portugal” e é realizado para a disciplina de História.
O seu objetivo foi ficar a conhecer melhor este estilo artístico tanto nas artes dapintura, da escultura e na arquitetura.
O trabalho foi elaborada com o auxílio de pesquisas que efetuei na internet, no manual da disciplina de história e com base na informação recolhida de um CDsobre o património arquitetónico cultural da área metropolitana de Lisboa.
Barroco, como surgiu?
O nome “barroco” deriva da palavra espanhola barueco (que simbolizava uma pérola de forma irregular) eno final do século XVII este estilo, tinha uma intenção pejorativa derivada do facto de nessa altura este estilo artístico ser visto como a fase de decadência do Renascimento.
Só no início do séculoXX é que o barroco é devidamente reconhecido
Enquanto que o estilo renascentista se caracterizava pela simplicidade e serenidade, o barroco caracteriza-se pelo movimento, pelo dramatismo e peloexagero. O barroco era uma arte espetacular e faustosa e, nas igrejas, atraía os fiéis, impressionando-os. Foi por isso denominado a arte da Contra-Reforma.
Características da arte barroca
A arquiteturabarroca caracteriza-se pelo uso de colunas, frisos, frontões, arcos e cúpulas; nas fachadas curvas e contra curvas e nichos. Como decoração recorreu-se a baixos-relevos, pinturas, mosaicos, mármorese talha dourada.

O Palácio Nacional de Mafra é o mais internacional dos edifícios barrocos portugueses e, no seguimento da moda entre os monarcas europeus, reflete a arquitetura absolutista,iniciada no Palácio de Versalhes em França.

Palácio Nacional de Mafra

Na decoração interior utilizava-se baixos-relevos, pinturas, mosaicos, mármores e talha dourada.

Pormenor da Biblioteca doPalácio de Mafra

Pormenor da talha dourada do Altar no interior da Igreja de Camarate

A pintura barroca recorria a cores quentes (amarelos, vermelhos, dourados) e a jogos de luzes e sombras;...
tracking img