O barco moliceiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Barco Moliceiro

O barco moliceiro ou simplesmente moliceiro é um tipo de embarcação destinado à colheita e transporte de moliço e outra vegetação existente na ria.
A apanha do moliço foiprimitivamente exercida pelos agricultores. Mais tarde criou-se a profissão de moliceiro que passou a ser fornecedor do agricultor em virtude da expansão agrícola que exigia maior produtividade.
O moliçoé utilizado como fertilizante na transformação dos terrenos arenosos e improdutivos, em excelentes terras de cultura.
O moliço está no entanto em vias de desaparecer. No acelerado processo dedegradação da ria, é factor considerável a crescente poluição das águas. A indústria montada na área limitrofe, directa ou indirectamente, lança nas águas caudais de esgotos carregados de detritos e de produtostóxicos que impunemente matam a fauna aquática e inutilizam largas zonas de vegetação para uso dos Homens e dos gados.
Os moliceiros e as suas características

O moliceiro destinou-se na suaorigem à apanha e transporte do moliço, produto de grande valor económico para fertilizar as terras.
Do desenvolvimento da agricultura surgiu a arte de moliceiro que passou a apanhar o moliço e danecessidade de um barco para recolher e transportar o moliço, ficando assim designado este barco de "moliceiro".
| O moliceiro é um tipo de barco de fundo chato, dotado de grande estabilidade. Os barcossão baixos para facilitar o carregamento do moliço. Dois elementos essenciais o particularizam:a decoração e a elegância das extremidades, ou seja, da "proa" e da "ré"; bem como a decoração pintada dealgumas superfícies exteriores, que lhe confere uma certa identidade. O comprimento total é cerca de 15 metros, de costados muito baixos, medindo de boca 2,50 metros. Navega facilmente em poucaaltura de água. É construido de madeira de pinheiro e resiste em média doze anos de serviço. |
Nada esquece no interior deste pequeno barco. O castelo da proa é coberto e fechado com porta e chave,...
tracking img