O Baloiço_

325 palavras 2 páginas
Descrição da Obra de Arte
Esta é uma das obras onde mais se nota o espirito do ESTILO ROCOCÓ.
A pintura retrata um jovem escondido nos arbustos, observando uma mulher em um balanço, sendo empurrado por um homem idoso, quase escondido nas sombras, e desconhecem o amante. Como a senhora vai alto no balanço, ela deixa o rapaz dar uma espiada furtiva sob o vestido, tudo ao mesmo tempo passa rapidamente seu próprio sapato na direção de um Cupido.
A senhora está vestindo um chapéu bergère (chapéu pastora), que é irónico, pois os pastores estão normalmente associadas a virtude por causa de sua vida perto da natureza, não corrompido pelas tentações da cidade.
Pode notar-se o tema profano com um certo erotismo criado pela maneira como os senhores observam a menina que sentada no baloiço deixa o seu sapato voar de uma forma muito suave. A personagem principal, a menina, é envolvida pela natureza tendo esta um tom mais escuro e a personagem um rosa para captar o olhar do observador.
Esta pintura representa todas as figuras com rostos serenos e gestos delicados, a sensualidade das personagens e os jardins são representados tal e qual a época, com estátuas e árvores. O cromatismo dão grande dinamismo à pintura pois criam uma ligação entre as sombras do vestido e a cor e a luz que incide nele.

Identificação de Obra de Arte
Nome da Obra - O Baloiço.
Estilo Artístico – Estilo Rococó.
Localização - Coleção Wallace, em Londres, Reino Unido.
Autor - JEAN H. FRAGONARD 1768.
Data – 1768.
Materiais de Construção e de Suporte
ÓLEO.
Técnica utilizada
ÓLEO sobre tela.

Minha Conclusão
Achei esta obra interessante por ter sido o principal estilo da época do século XVIII europeu. Isso foi algo que me surpreendeu. Também fiquei a entender melhor o Objetivo do Rocóco que era procura se afastar dos preceitos estéticos predominantes no reinado do rei Luís XIV para introduzir o uso de linhas soltas e curvas flexíveis.

Relacionados