O balanço d carbono na amazônia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Djandro Goulart Souza e Souza
Resumo do artigo
“O BALANÇO DE CARBONO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA”

Resumo

Todos sabemos que o CO2 na atmosféra éo grande causador do efeito-estufa. Recentemente, estudos tem sido feitos para saber o papel das florestas tropicais nesse processo de emissão e absorção doCO2. Pesquisas feitas acerca da Amazônia, não podem dizer ao certo se esta é fonte ou sumidouro de CO2 na atmosfera. Tais pesquisas indicam que fatores como odesmatamento, incêndios e mudanças no uso da terra, fazem com que a floresta amazônica seja classificada como um grande emissor de gás carbônico na atmosfera,contribuindo significativamente nas emissões globais. Todavia, outros estudos específicos revelam que a floresta amazônica atua como sumidouro de carbono, absorvendogrande quantidade de CO2 e desempenhando um papel ambiental importante. Há porém, que se considerar possíveis erros nos métodos de medição.
Outra observação aser feita em relação ao tema, é que o aquecimento global pode fazer com que esse sumidouro, a floresta amazônica, chegue ao limite de sua resistência e setorne, definitivamente, uma fonte emissora e CO2.
Podemos ver então, que existe uma aparente contradição acerca do papel principal da Amazônia: é esta fonte ousumidouro de carbono? Um olhar superficial pode nos levar a uma conclusão incerta, porém, uma análise mais aprofundada, mostrará que a Amazônia está em equilíbrioquanto a emissão e absorção de gás carbônico, pois a maior parte de CO2 que esta emite, a mesma absorve.

Palavras-chave: CO2; Sumidouro; Amazônia.
tracking img