O baixo consumo de pepsi twist em relação aos outros refrigerantes de cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BAIXO CONSUMO DE PEPSI TWIST EM RELAÇÃO AOS OUTROS REFRIGERANTES DE COLA



Trabalho apresentado ao Curso de graduação de Administração das Faculdades xxxxx, como requisito para avaliação da disciplina Pesquisa de Marketing para Decisões, ministrada no 6º semestre do curso.




Orientador: Prof. MSc. Walter





SÃO PAULO
2011


SUMÁRIO



INTRODUÇÃOCapítulo I
1. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO
2. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
3. PERGUNTA DE PESQUISA
4. PERGUNTAS ESPECÍFICAS
5. HIPÓTESES
6. CONSTRUÇÃO DA PESQUISA
6.1. Tipos de Pesquisa do problema de Marketing
6.2 Levantamentos de fontes secundárias
7.QUESTIONÁRIO DE PESQUISA
8. RELATÓRIO
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17







INTRODUÇÃO - CAPÍTULO 1

Refrigerantes são produtos consumidos talvez pela grande maioria das pessoas. Quem não se depara em ir a um restaurante, lanchonete ou até mesmo em casa e consumiruma lata ou uma garrafa pet do produto juntamente com as refeições ou na hora do lanche? A sua presença com certeza, está em todos os bares, supermercados, entre outros estabelecimentos comerciais prontos a satisfazer o gosto dos consumidores com diversos sabores, tamanhos e embalagens.
Uma das marcas mais famosas é a Pepsi, um dos refrigerantes de cola mais consumidos no mundo. Os sabores maisconhecidos no Brasil são a regular, light, e Twist. Este último é o objeto de estudo deste trabalho. Também há as versões Pepsi Twist Light, Pepsi Twist Zero e Pepsi Twist 3.
A Pepsi Twist é uma versão do refrigerante de cola com limão, já pronto para consumir. Pegando a idéia de que nós brasileiros temos o costume de consumir refrigerante de cola com rodelas de limão, a empresa pensou napraticidade de ter esta mistura e lançou um produto com qualidade, marca forte e conhecida, valor condizente em relação aos concorrentes no mercado e uma grande divulgação na mídia, através de uma criativa propaganda de TV, que tem como personagens dois divertidos limões que atuam entre si.
Mas o que poderia dar errado então? Quais problemas poderiam aparecer, com uma empresa multinacional, forte e dequalidade que lança um produto inovador e não desponta mesmo assim? Seria sua concorrência? Talvez, mas neste caso não.
A importância do estudo deste produto pode mostrar que a cultura e seus costumes em um determinado lugar podem fazer a diferença na hora da escolha do consumidor. Mas o mais complicado fica quando este consumidor gosta e procura o produto e não o encontra nas prateleiras. Sendoassim, as respostas buscadas serão identificadas através da pesquisa do problema de marketing relatadas neste trabalho acadêmico.



1. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO

A PepsiCo, foi fundada em 1898, nos EUA, por um jovem farmacêutico, Caleb Bradham, que inventou o refrigerante Pepsi-Cola, pensando em uma bebida refrescante para os dias de calor.
No começo, era vendida como uma bebidaestimulante e digestiva, aonde com sucesso, nos seus primeiros 12 anos, chegava a vender 380.000 litros de refrigerantes por ano. Porém com o passar dos anos, após a 1ª Guerra, a empresa faliu e Caleb vendeu a marca para o Holding Corporativo Craven.
A partir de 1945, a empresa começou a atuar em outros continentes, comercializando a Pepsi na América Latina, Oriente Médio e países como a Filipinas. Em1958, já comercializava em 120 países, e procurava assimilar sua marca a um público jovem e a um novo estilo de vida. Utilizavam de slogans como “Seja sociável, beba Pepsi” e “Agora é Pepsi, para os que pensam de um jeito jovem”. E com a aparição dos “babyboomers” e um novo modo de pensar e agir nos EUA, a Pepsi seguiu seus passos criando assim um novo conceito, a “Geração Pepsi”, relacionando...
tracking img