O AVANÇO DA INFORMÁTICA NO BRASIL

371 palavras 2 páginas
Sorriso 31 de Maio de 2014
Universidade Federal de Mato Grosso
Curso de Especialização em Informática na Educação

1. Acesse o site do Comitê Gestor da Internet no Brasil - www.cgi.br - e procure os dados da pesquisa TIC Domicílios 2011. Com base em dados desta pesquisa, elabore uma redação dissertativa sobre o “Crescimento do uso da Internet no Brasil”.
O AVANÇO DA INFORMÁTICA NO BRASIL
O povo brasileiro vem investindo muito em informática, principalmente na área de telefonia celular com internet, tendo acesso as redes sociais. Os jovens se destacam neste aspecto. Depois vêm os tablets, notebooks, enquanto os computadores de mesa desaparecem aos poucos. Isso está presente na segregação sócioespacial, ou seja, de maneira desigual, conforme a distribuição das camadas sociais. O povo mais pobre, quando adquire, opta por um celular de baixo custo.
Com isso, grandes impactos são gerados no meio social, quando muitos de nós não sabemos usar estas ferramentas como convém. Devido ao analfabetismo, deficiências, falta de conhecimento, etc. Como nunca, o mundo entra em nosso lar através dos meios de comunicações, nos apresentando tantas ofertas de lazer e opções de vida diferentes, mas, talvez como nunca, nos encontramos a sós e vazios, se não soubermos nos defender em meio a este bombardeio de informações e propagandas. O que realmente é útil para mim? Temos de crer que o processo de comunicação tem sua eficácia ‘a medida que ajuda as pessoas a se integrarem, a se engajarem no contexto cultural onde vivem.
Portanto, mais do que informação, precisamos de formação, de critérios para o agir ético como o cidadão do mundo ou do planeta. Desenvolver blogs, comunidades virtuais, chats para conversação online, grupos de discussão, postagens de textos e vídeos em canais de alcance imediato, enfim, fazer do computador nosso amigo e não nosso concorrente. Obviamente, o uso das ferramentas midiáticas aumenta a responsabilidade em relação ao conteúdo. O jovem precisa de espaço

Relacionados