O auto da compadecida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Auto da Compadecida é um filme brasileiro de comédia e drama lançado em 2000. Dirigido por Guel Arraes e com roteiro de Adriana Falcão, o filme é baseado noromance homônimo de 1999 de Ariano Suassuna, com elementos de O Santo e a Porca e Torturas de um Coração, ambas do mesmo autor, e influências do clássico deGiovanni Boccaccio Decameron.[1] O filme recebeu durante o Grande Prêmio Cinema Brasil, evento criado pelo Ministério da Cultura, as premiações de melhordiretor, melhor roteiro, melhor lançamento e melhor ator.[2]

As filmagens do filme foram feitas em 2000 na cidade de Cabaceiras, interior do estado da Paraíba,conhecida por ser palco de vários outros filmes brasileiros,[3] com parceria de produção entre a Globo Filmes e a Lereby Productions. Estreou em 10 de setembrode 2000, no Brasil, e foi exibido em outros países em eventos de cinema e em mídia para distribuição. Nos Estados Unidos, o filme foi renomeado como A Dog'sWill. Foi recebido com críticas positivas na maioria dos países da América do Sul.

O enredo do filme se desenvolve com ambientação no sertão nordestino emtorno de dois personagens principais: João Grilo (Matheus Nachtergaele), um sertanejo mentiroso e Chicó (Selton Mello), o maior covarde da região. Ambos são muitopobres e sobrevivem de pequenos negócios e saques enquanto vagam pelo sertão. Em um desses golpes, eles se envolvem com Severino de Aracaju (Marco Nanini), umtemido cangaceiro, que os persegue pela região. Com uma mistura de drama e comédia, o filme também aborda aspectos culturais e religiosos do nordeste do Brasil.
tracking img