O ato ionfracional como expressão da violência urbana

1996 palavras 8 páginas
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

O ATO INFRACIONAL COMO EXPRESSÃO DA VIOLÊNCIA URBANA

idade
2011

O ATO INFRACIONAL COMO EXPRESSÃO DA VIOLÊNCIA URBANA

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social)

SÃO BENTO DO SUL

2011

INTRODUÇÃO

A violência constitui-se hoje como um dos mais graves problemas de ordem social. Uma especificidade desse problema diz respeito à associação entre adolescência e criminalidade, onde os adolescentes figuram tanto como vítimas quanto como autores da violência.
No Brasil existem muitos atos de violência e esses atos chegam cada dia mais cedo na vida das pessoas
A década de 1960 foi mundialmente marcada pelo surgimento de inúmeros movimentos sociais em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ha alguns anos atrás aconteceram muitos encontros internacionais que discutiram sobre os direitos humanos. O Estatuto da criança e adolescente - ECA, abriu as portas de um caminho rumo á cidadania da infância e do adolescente.Existe um centro na nossa região que recolhe os menores infratores para reabilitação é o Centro de Internação Provisória – CIP.

DESENVOLVIMENTO

1- A ADOLESCÊNCIA SEGUNDO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".
Quando uma criança de zero a 12 anos incompletos, ou um

Relacionados