O ato de negociar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ato De Negociar, Reflexões Sobre A Preparação 
O exercício da negociação pressupõe uma efetiva marca de superioridade do homem sobre as outras espécies. Dos seres sobre a terra, o homem é o únicocom a capacidade de negociar
"Se eu dispusesse de nove horas para cortar uma árvore, 
passaria seis horas afiando o meu machado"
(Abraham Lincoln)
 
O exercício da negociação pressupõe umaefetiva marca de superioridade do homem sobre as outras espécies. Dos seres sobre a terra, o homem é o único com a capacidade de negociar. Todos os demais, frente ao conflito ou diante de situações deconflito de interesse, atacam ou fogem, com reações de proporção compatíveis com a sua dimensão instintiva, quanto ao seu poder ou a sua força.
 
Deixar de negociar, portanto, é abrir mão de umaprerrogativa exclusiva de seres superiores. A obtenção de resultados pela negociação, sem sombra de dúvidas, leva a um grau de satisfação e comprometimento que as outras formas de consecução acusam.
 Entendendo a necessidade de atingir os resultados da negociação, percebe-se a exigência, em relação aos negociadores, de estabelecer algumas premissas. A mais importante destas premissas envolve apreparação de si próprio, e o planejamento, com vistas ao resultado a alcançar.
 
Essa preparação, e esse planejamento tornam-se fatores efetivos e contributivos do sucesso da ação negocial, na medida de suaidentificação como base de tudo o que se fizer no decorrer do processo negocial.
 
O estudo e a pesquisa das fontes de informação, o aprofundamento dos dados disponíveis, capazes de fundamentar, deforma consistente, as estratégias e táticas da negociação, bem como a arquitetura das argumentações, fazem da preparação do negociador e o planejamento da negociação, um componente indispensável dacontinuidade do processo, capaz de comprometer, de uma maneira inequívoca, o resultado final.
 
Não estamos nos atendo tão somente aos aspectos ligados ao sistema negocial, mas também a preparação...
tracking img