O ato de ler e estudar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ato de Ler e Estudar

Estudar não significa o que muitos pensam e concebem como simples sentar em bancos escolares e ouvir o que os professores transmitem para repetir, tal e qual,posteriormente, em provas ou exames. Essa uma visão muito simplória, tradicional e passiva. Estudar pelo contrário, é um ato que envolve dinamismo e requer muito esforço.
Muitos estudantes têm se fixado em hábitostradicionais, desenvolvendo um estudo meramente mecânico, memorizador e reprodutivo. Mas o estudante precisa ter consciência de que estudar é um ato de deve ser assumido e direcionado por elepróprio, a partir de livros e docentes, saber assimilar e revisar os conteúdos de uma maneira critica e reflexiva, é fazer o já feito.
O ato de estudar compreendido nessa visão é ação, ação transformadora econstrutora de uma nova realidade. Então, estudar é ação pela qual cada estudante enfrenta a realidade do mundo, buscando compreendê-lo e explicá-lo.
Assim, teremos que o estudante que valoriza o atode estudar não se deixará aprisionar pelos mecanismos de uma educação tradicional, passiva e conservadora.
Buscará novas formas de produzir o conhecimento, para poder contar sua historia. Ele nãocopia idéias e pensamentos, mas analisa-os, para poder expressar seus próprios pensamentos.
Tomando essa atitude, ao estudar, ele vai aos poucos se sentindo como autor de sua própria historia e, comisso, sente-se cada vez mais responsável pelos rumos da sua existência e do mundo. Vai adquirindo liberdade e autonomia à medida que o Ato de Estudar lhe possibilita assumir conscientemente suaessencial condição humana de ser o sujeito.
Entendemos que estudar não é repetir o passado, mas sim aprender a dizer o mundo de forma crítica e renovada, de forma própria, criadora e transformadora.Transformadora, porque o ato de estudar não deve fixar-se apenas no aprender a repetir e reproduzir o que os outros já disseram sobre o mundo, mas ir além, pois estudar é ação, criação e recriação. Em...
tracking img