O ato de desobediência de ikursk

1252 palavras 6 páginas
Universidade Federal Da Paraíba
Universidade Aberta Do Brasil
Curso: Letras
Período: 2012.2
Polo: Patos
Disciplina: Fundamentos Sócio-Históricos da Educação
Professor da Disciplina: Erenildo João Carlos
Tutores à distância: Maria Lucia Gomes Edna Maria Lopes Luciano
Nome: ademar Vinicius C. Cardoso

O ATO DE DESOBEDIÊNCIA DE IKURSK
Podemos observar diversas relações sócias com base no texto de Ikursk, como também constatamos várias características que nos remete para alguns estudiosos da sociologia. Começarei relatando a relação social da tribo de Ikursk com as ideias de Bacon. Para Bacon o ser humano tem que desenvolver uma observação rigorosa dos fatos para não ter sua mente bloqueada pela ignorância, assim, estabeleço relação com Ikursk, pois o mesmo sabendo que se enfrentasse o tigre, provavelmente, iria morrer, observou esse provável fato e buscou evitar tal confronto. Podemos estabelecer relação também com as ideias de Comte no momento em que o pajé contou a lenda de Batolau e o seu abandono pelos deuses, tentando assim convencer Ikursk a parar de construir o grande machado.
Segundo Weber o sentido social da ação pode ser justificada a partir de dois motivos que explicam o estado de obediência: os racionais que estão associados a fins e a valores e os irracionais relativos as emoções e tradições. Na lenda de Ikursk os motivos que justificam o estado de obediência são os irracionais por está relacionado com as emoções e tradições da tribo.
O pajé exercia sobre a tribo espécies de dominação legitima como enfatizara Weber a chamada dominação de caráter racional, baseada na crença na legitimidade das ordens construídas e do direito do mando (todos obedeciam aos mandos do pajé); de caráter tradicional, esta dominação baseada na crença cotidiana na santidade e nas tradições vigentes, em virtudes dessas tradições determinados grupos exercem autoridade

Relacionados

  • Funedamento sócio-historico da educação
    26766 palavras | 108 páginas