CONTEXTO HISTÓRICO

A crônica de saudades escrita por Raul Pompéia foi originalmente publicada no ano de 1888 e remete-se ao momento em que Sérgio (personagem que representa o próprio Raul no romance) apresenta 11 anosde idade, muito possivelmente a mesma idade na qual o escritor foi internado no Colégio Abílio. No entanto, o contexto histórico que deve ser considerado a fim de que haja minuciosa análise é um importantíssimo e marcanteacontecimento da História Brasileira: a abolição da escravatura no Brasil assinada pela Princesa Isabel, sendo conhecida como a Lei Áurea.

LEI ÁUREA
Historicamente, a Lei Áurea representa um aspecto de sumaimportância na sociedade brasileira. A lei em questão assinada pela então Princesa Isabel extinguia por completo toda e qualquer espécie de escravização, de tal modo que todos os escravos e filhos de escravos eram agora livres,alforriados.

No entanto, tal conquista não se deu tão facilmente, visto que houve uma grande manifestação de abolicionistas, além de leis anteriormente previstas que de certa forma atenuavam a escravatura (lei doVentre-Livre, lei do Sexagenário, etc.)

Raul Pompéia, durante os anos que precederam à publicação da obra O Ateneu, em 1888, aderiu ferozmente à causa abolicionista, além de ter-se engajado no movimento de apoio à proclamação daRepública, sendo uma figura prestigiada por tais inclinações.

CAMPANHA ABOLICIONISTA

Em 1880, políticos importantes, como Joaquim Nabuco e José do Patrocínio, criam, no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira Contraa Escravidão, que estimula a formação de dezenas de agremiações semelhantes pelo Brasil. Da mesma forma, o jornal O Abolicionista, de Nabuco, e a Revista Ilustrada, de Ângelo Agostini, servem de modelo a outras publicaçõesantiescravistas. Advogados, artistas, intelectuais, jornalistas e políticos engajam-se no movimento e arrecadam fundos para pagar cartas de alforria. Embora não se divulgue muito, a Igreja Positivista do Brasil, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). O ateneu - análise crítica literária. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Ateneu-An%C3%A1lise-Cr%C3%ADtica-Liter%C3%A1ria/212548.html

MLA

"O ateneu - análise crítica literária" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Ateneu-An%C3%A1lise-Cr%C3%ADtica-Liter%C3%A1ria/212548.html>.

MLA 7

"O ateneu - análise crítica literária." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Ateneu-An%C3%A1lise-Cr%C3%ADtica-Liter%C3%A1ria/212548.html>.

CHICAGO

"O ateneu - análise crítica literária." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Ateneu-An%C3%A1lise-Cr%C3%ADtica-Liter%C3%A1ria/212548.html.