O ateneu - análise crítica literária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2025 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXTO HISTÓRICO

A crônica de saudades escrita por Raul Pompéia foi originalmente publicada no ano de 1888 e remete-se ao momento em que Sérgio (personagem que representa o próprio Raul no romance) apresenta 11 anos de idade, muito possivelmente a mesma idade na qual o escritor foi internado no Colégio Abílio. No entanto, o contexto histórico que deve ser considerado a fim de que hajaminuciosa análise é um importantíssimo e marcante acontecimento da História Brasileira: a abolição da escravatura no Brasil assinada pela Princesa Isabel, sendo conhecida como a Lei Áurea.

LEI ÁUREA
Historicamente, a Lei Áurea representa um aspecto de suma importância na sociedade brasileira. A lei em questão assinada pela então Princesa Isabel extinguia por completo toda e qualquer espécie deescravização, de tal modo que todos os escravos e filhos de escravos eram agora livres, alforriados.

No entanto, tal conquista não se deu tão facilmente, visto que houve uma grande manifestação de abolicionistas, além de leis anteriormente previstas que de certa forma atenuavam a escravatura (lei do Ventre-Livre, lei do Sexagenário, etc.)

Raul Pompéia, durante os anos que precederam à publicaçãoda obra O Ateneu, em 1888, aderiu ferozmente à causa abolicionista, além de ter-se engajado no movimento de apoio à proclamação da República, sendo uma figura prestigiada por tais inclinações.

CAMPANHA ABOLICIONISTA

Em 1880, políticos importantes, como Joaquim Nabuco e José do Patrocínio, criam, no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, que estimula a formação dedezenas de agremiações semelhantes pelo Brasil. Da mesma forma, o jornal O Abolicionista, de Nabuco, e a Revista Ilustrada, de Ângelo Agostini, servem de modelo a outras publicações antiescravistas. Advogados, artistas, intelectuais, jornalistas e políticos engajam-se no movimento e arrecadam fundos para pagar cartas de alforria. Embora não se divulgue muito, a Igreja Positivista do Brasil, de MiguelLemos e Raimundo Teixeira Mendes, teve uma atuação destacada na campanha abolicionista, inclusive ao deslegitimar a escravidão, vista, a partir de então, como uma forma bárbara e atrasada de organizar o trabalho e tratar os seres humanos.

Teve participação destacada na campanha abolicionista, a maçonaria brasileira, sendo que todos os principais líderes da abolição foram maçons. José Bonifácio,pioneiro da abolição, Eusébio de Queirós que aboliu o tráfico de escravos, o Visconde do Rio Branco responsável pela Lei do Ventre Livre e os abolicionistas Luís Gama, Antônio Bento, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Silva Jardim e Rui Barbosa eram maçons. Em 1839, os maçons David Canabarro e Bento Gonçalves emancipam escravos durante a Guerra dos Farrapos.

No Recife, os alunos da Faculdadede Direito mobilizam-se, sendo fundada uma associação abolicionista por alunos como Plínio de Lima, Castro Alves, Rui Barbosa, Aristides Spínola, Regueira Costa, dentre outros.

Em São Paulo, destaca-se o trabalho do ex-escravo, um dos maiores heróis da causa abolicionista, o advogado Luís Gama, responsável diretamente pela libertação de mais de 1.000 cativos.

O país foi tomado pela causaabolicionista, e, em 1884, o Ceará e o Amazonas aboliram a escravidão em seus territórios. Nos últimos anos da escravidão no Brasil, a campanha abolicionista se radicalizou com a tese "Abolição sem indenização" lançada por jornalistas, profissionais liberais e políticos que não possuíam propriedades rurais.


ENREDO

A obra O Ateneu é uma crônica de saudades que retrata a experiência vividapelo personagem Sérgio no internato destinado a meninos, que leva o mesmo nome da obra literária. Dirigido por Aristarco Argolo de Ramos, o instituto é conhecido pela severa disciplina aplicada. Sérgio para lá é transferido aos 11 anos de idade. "Eu tinha onze anos".

Desde os primordiosos momentos, Sérgio, o protagonista, já adquirira ciência daquilo que porventura pudesse constituir-se como sua...
tracking img