O assistente social em busca de soluções para um campo competitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O assistente social em busca de soluções para um campo competitivo



Introdução:

Este trabalho tem com objetivo relatar que o profissional de serviço social conheça as necessidades e saibam como conquistar as oportunidades na área de sua formação, sabendo como usá-las na preparação e manutenção do seu currículo, ajudando a realizar seu projeto de vida.


Oportunidades e ameaçaspresentes no cenário global

A expansão do ensino superior no País, em função do modelo econômico e da política educacional, atingira igualmente o Serviço Social, constatando-se um aumento significativo do número de matrículas em nível nacional. A grande oferta de assistentes sociais repercutira no mercado de trabalho, constatando-se a depreciação dos salários e o desemprego. Além da concorrência entreassistentes sociais, outros profissionais e subprofissionais de áreas afins passaram a disputar o mercado da área social, anteriormente afeto quase que exclusivamente ao Serviço Social (Pinto, 1986).
Os questionamentos sobre o Serviço Social, como disciplina profissional, profissão e prática educativa, foram levados aos encontros regionais e às convenções nacionais da então Associação Brasileirade Ensino de Serviço Social (ABESS) e foi elaborada uma nova proposta de formação.
Na década de 90, discutia-se no Serviço Social a conjuntura brasileira, face às mudanças no cenário mundial: a globalização da economia, o neoliberalismo, a reestruturação produtiva, o desemprego, o aprofundamento da desigualdade social e o aumento da exclusão social, em nossa sociedade, que causam uma crescenteprecarização da qualidade de vida de vários segmentos da sociedade. Essa realidade propunha ao profissional de Serviço Social novos desafios, que deviam ser enfrentados no cotidiano de sua prática profissional, pois as “modificações estruturais vividas pela sociedade brasileira rebatem diretamente no conjunto de segmentos que configuram a clientela ou os usuários dos serviços profissionais”


Oprofissional de serviço social


Marketing pessoal e a área de formação

O Marketing pessoal na esfera profissional é importante em todos os níveis e em qual quer cargo ocupado; pois atualmente é visto como a chave para o sucesso, como vimos, o mundo mudou em decorrência de alguns fatores, dentre os quais a globalização e a tecnologia, que para sobreviver a essas mudanças é necessário odesenvolvimento de competência que nos preparem para os desafios, marketing pessoal é fazer-se ser notado! Destacando-se por suas habilidades, conhecimento e atitude, é lançar-se no mercado de trabalho e sustentar o produto chamado “você”.
Portanto marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmo, mas sim nos tornamos pessoas melhores. Reconhecermos nossas deficiências e fortementenossas qualidades.

Importância da comunicação na área de formação

A comunicação é outro fator muito importante na profissão, pois é a capacidade de transmitir uma informação com a certeza de que o outro lado (interlocutor) entenda a mensagem (conteúdo, conceito) e nos dê uma resposta (feedback), somos seres sociais, devemos cuidar de nossas relações interpessoais em todos os momentos, a fim decriar, manter e melhorar esses relacionamentos. (certamente podemos entender a comunicação como parte disso).
O feedback é uma forma de comunicação que auxilia uma pessoa ou grupo a entender como sua atuação está afetando outras pessoas ou grupos, comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem.
Comunicação é troca de entendimento, e ninguém entende ninguém sem considerar além das palavrasás emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, ideas, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.

Convivo Social e a área de formação

A educação é fundamental para promover um convívio social harmônico, pois envolve aprendizagem, e a convivência em sociedade, torna-se difícil quando não se reconhece a importância de...
tracking img