O aspecto psicosocial da ginástica laboral na promoção de melhor qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A atividade física na empresa (ginástica laboral) é de grande importância na prevenção e reabilitação e tem conseguido um papel de destaque a partir da década de 1990, mas deve principalmente ser utilizada como uma importante ferramenta para promover a propriocepção do corpo e mente em um trabalho que deve abranger o aspecto biopsicosocial, pois somente assim, trabalhando o ser humanoholisticamente é que podemos atingir o estímulo necessário para promover a melhora na qualidade de vida das pessoas. Para analisar os efeitos de aspecto psicosocial da ginástica laboral, acompanhamos por aproximadamente 1 ano o programa de ginástica laboral, desde a implementação. As informações foram obtidas através de pesquisa experimental com colaboradores na faixa etária de 18 a 55 anos deidade, que trabalham nas áreas da administração e produção de empresa multinacional de produtos do segmento médico hospitalar e correlatos, situada na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. O levantamento dos dados será realizado por meio de questionário do programa Sesi –Programa de Ginástica na Empresa. A ginástica laboral foi realizada três vezes por semana no primeiro mês e a partir dos mesesseguintes tornou-se diária, a duração de cada sessão foi de 08 a 10 minutos. Os questionários analisados foram dos meses de Janeiro, Junho e Novembro do ano de 2004 e os resultados foram representados em gráficos demonstrando os períodos analisado e as alterações decorrentes antes e após a implementação da ginástica laboral.

Palavras-chave: Ginástica laboral; Exercício físico; Saúde; Qualidadede vida.















1- INTRODUÇÃO

1. - Problema

A atividade física na empresa (ginástica laboral) é de grande importância na prevenção e recuperação dos LER/DORT, mas deve ser utilizada também para promover a saúde e melhoria na qualidade de vida das pessoas (POLITO & BERGAMASHI, 2002).

1.2 - Situação Problema

De que maneira a atividade física pode além dosbenefícios fisiológicos relacionados à prevenção e reabilitação, trabalhar o aspecto psicosocial e estimular a busca por uma melhor qualidade de vida dentro e fora da empresa, contribuindo para a saúde?

1.3 - Justificativa

A vida apresenta duas dimensões: quantitativa e qualitativa, a primeira esta relacionada à medicina e todos os avanços científicos e tecnológicos.É expressa em termos deexpectativa média de vida, taxas de mortalidade e morbidade entre outros. A qualitativa tem dimensão mais complexa, podendo ser dividida ainda em três domínios distintos: funcionamento físico, psicológico e social. (CANEPELLE, 1999).
A ginástica laboral promove muitos benefícios, tanto para o trabalhador quanto para a empresa, sendo o equilíbrio físico e emocional das pessoas sinônimo decrescimento organizacional. (DELBONI, 1997).
É válido lembrar que a atividade física sozinha pode se tornar pobre, necessitando, por vezes, da melhora dos hábitos de vida. (RAMOS, 1999).




1.4 - Objetivos

1.4.1 - Objetivo Geral

Analisar a influência da ginástica laboral no ambiente de trabalho e estímulo na busca de uma melhor qualidade de vida.

1.4.2 - Objetivos Específicos

-Verificar motivação dos participantes do programa de ginástica laboral;
- Analisar os motivos mais relevantes para os colaboradores participarem do programa de ginástica laboral;
- Verificar a opinião dos colaboradores sobre o programa de ginástica laboral;
- Verificar a pratica de exercícios físicos antes e após o programa de ginástica laboral.


1.5 - HipóteseConsidero que o aspecto mais relevante para que os colaboradores continuem o programa é de caráter subjetivo, uma vez que trata de um autoconceito relacionado ao bem estar.











2 - REVISÃO DE LITERATURA

2.1 - A Revolução Industrial e a Ginástica Laboral

Com a Revolução Industrial, foi inevitável a mecanização dos movimentos, automação, instrumentos que, implicava na...
tracking img