O artigo traz a experiencia do grupo pão de açucar e as mudanças implementadas para manter no mecardo? quais as mudanças implementadas pelo grupo pão de açucar?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo compreender e contextualizar as estratégias organizacionais mediante a resolução de um estudo de caso.
O cenário mercadológico atual está cada vez mais globalizado e competitivo. Muitas são as empresas que se instalam e ofertam produtos e serviços aos consumidores, objetivando aumentarem suas vendas, sua lucratividade e fidelizar seus clientes.Não obstante tais investimentos, é salutar que a Gestão de Pessoas seja efetiva numa organização, pois são as pessoas a mola propulsora dos negócios, tanto na produção, como também na oferta dos produtos aos clientes.




















ETAPA 1

1-De acordo com a reportagem da empresa “Pague Menos” esta sempre buscou inovar para diferenciar dos concorrentes. Essainovação ocorreu, principalmente, na operação da abertura das lojas 24 horas com as portas abertas, a colocação das gôndolas com produtos de higiene no meio da farmácia e a oferta de vários serviços aos clientes. O outro ponto que ficou evidente, tanto na reportagem como na entrevista, é o fato de que a empresa está buscando formas de enfrentar a concorrência que a qualquer momento pode surgir de formaagressiva e para continuar a se diferenciar dos concorrentes o Sr. Francisco Deusmar Queiros precisa tomar algumas atitudes.
É importante ressaltar que, essa inovação poderá ser feita nos produtos, ou seja, oferecer algo diferenciado. Mas antes de tudo, é necessário avaliar que tipo de mercado quer atingir ou identificar o público que frequenta sua farmácia e, com isso, definir o tipo de produto quetem mais vendagem e irá vender. De nada adianta, por exemplo, colocar produtos importados, se o mercado local não tem condições de adquiri-lo. Outra medida é avaliar bem a concorrência, ver quais são seus diferenciais e principalmente quais seus pontos fracos em relação à sua farmácia para que possa utilizar isso como seu argumento positivo de venda.
Caso nenhuma das alternativas dê certo melhoroptar por uma mudança de ramo, o melhor é elaborar um plano de negócios para avaliar a viabilidade do novo negócio. Pode-se dizer que o Plano de Negócios é um documento que fará você pensar em tudo que é necessário para sua empresa funcionar:

Definição do negócio e do tipo de produto e serviço que irá comercializar;
O mercado que quer atingir;
Quem serão os fornecedores;
Como será omarketing de seus produtos e serviços;
Ver os recursos necessários para montar e operacionalizar o empreendimento.
Além disso, o Plano de negócios obrigará ao empreendedor fazer uma análise do cenário atual e levantar as oportunidades e ameaças que o mercado oferece ao empreendimento.
O Plano de Negócios não diz se deve ou não abrir o empreendimento ou será ou não um sucesso. Na verdade, ele aponta,com boa margem de acerto, a probabilidade de o negócio ser sucesso ou fracasso, mas para isso, deve ser bem elaborado.

2-Pode-se afirmar que, a empresa tem como principio a busca pela compreensão da necessidades e preferências dos clientes e do próprio mercado consumidor, adaptando suas ações até mesmo de acordo com as questões culturais dos locais onde está inserida e o acompanhamento docomportamento do consumidor é muito importante para uma empresa.
A idéia central, segundo Giuliane (2006) é a compreensão de que é preciso desenvolver um relacionamento de longo prazo com o consumidor, fato esse que tem sido dificultado pela diminuição do garu de fidelidade do consumidor por marcas e produtos. Dessa forma buscar construir relações sólidas é uma forma de se manter a fidelidade docliente.
Entendemos, que o marketing almeja identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, mas para tanto é necessário compreender duas variáveis de fundamental importância neste processo, o consumidor e o seu comportamento. Compreender o consumidor facilita a empresa identificar qual objeto seu cliente está procurando para satisfazer um desejo pessoal; por sua vez,...
tracking img