O argumento do milagre com enfase - apologética cristã

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O PAPEL TRADICIONAL DO MILAGRE NA APOLOGÉTICA CRISTÃ


Até no século XIX os teólogos concordavam que a revelação divina se sustentava por meio das evidência sobrenaturais do milagre e da profecia. Baseado do argumento que a revelação sobrenatural também se provava por meio de argumentos sobrenaturais.
A pergunta é que papel esse argumentos desempenham hoje na esfera apologética?
Aciência não se opõe ao milagre, pois ela atribui a uma lei da natureza ainda desconhecida, mas que poderá ser aplicada amanhã. Ao contrário ao pensamento da teologia tradicional achava que a ciência se opunha ao milagre.
Do ponto de vista de Deus não existe milagres, afinal se Ele é Deus, sabe plenamente como operar as leis da natureza.
Miraculoso é aquilo que provoca em nós sentimento de espanto,assombro, de humildade em sua presença. É uma reação que cada descoberta científica desperta no homem, a ponto que quanto mais se conhece mais se admira. Logo, uma rádio - receptor seria miraculoso tanto para o cientista quanto para o selvagem baseado nesse último sentido.

Por sua vez, Agostinho diz que nem todas as coisas miraculosas que acontecem no mundo são maior que o próprio mundo.Para a teologia tradicional o miraculoso não se opõe a razão ou a natureza, mas concede aos homens racionais bases para crer além do poder da razão.
Outro fato miraculoso é o fato do cristianismo conquistar sábios e ignorantes, prometendo recompensas não carnais, e com perseguições.
Os deístas sustentavam não haver necessidades de crer em milagres, pois achavam que a razão natural erasuficiente para conhecer toda a verdade sem qualquer ajuda da revelação sobrenatural. Esse pensamento é muito importante, visto ter um paralelo com certos pensamentos atuais.
Desde do triunfo do cristianismo no mundo antigo, poucos indivíduos céticos, dentro da cristandade, negaram a autenticidade ou a historicidade dos milagres narrados pelos evangelhos.
Tanto a lei de Moisés quanto o evangelho deCristo são publicações imperativas da religião da natureza. Atribuindo a Deus o título de governador geral da natureza.
Até 1865, era possível sustentar diante da universidade de Oxford que o cristianismo era superior as outras religiões por apelar para os argumento do milagre

2- A INSUFICIÊNCIA DA ALTERNATIVA MODERNA



Tomaz de Aquino e Dr. Mozley crer que é coisa irracional esuspersticiosa crer-se ma revelação cristã, escudado na mera palavra de Jesus. Logo, sustentam que é pura pretensão de Maomé de haver recebido uma revelação sobrenatural e não apresentar nenhuma prova sobrenatural daquilo que ensinava.
A simples palavra do profeta não basta para confirmar a verdade teológica. Os homens racionais exigem provas racionais para confirmar a verdade de todas as proposições quevão além do limite da razão natural.
“ Os deístas dispensavam o milagre por sustentar que as verdades da religião cristã na ultrapassa os limites da razão. Todos exceto os deístas, concordam que a razão não pode demonstrar ou descobrir as verdades da revelação, o máximo que pode fazer é mostrar que as verdades da revelação não a contrariam.
Portanto devemos ter a evidencia sobrenatural antes depodermos crer, como seres racionais, na revelação cristã ou na maometana.

Somente pelo dom da graça a divina revelação (geral / especial) que podemos perceber a verdade. Logo, se esclarece o fato de que alguns seres racionais vêem a verdade e outros não.
Portanto, a revelação em si é miraculosa, não a podemos explicar em termos das maneiras ordinárias e dos processos do conhecimento.

3- AREVLAÇÃO É EM SI ESSENCIALMENTE MIRACULOSA


O conceito tradicional conserva em todas as suas formas que a revelação é em si miraculosa. Em dois sentidos:
1° Não pode ser explicada baseado em termos de quaisquer processo natural;
2° Foi dada exclusivamente por Deus, e na é resultado de uma conquista ou descoberta humana.
O conceito tradicional está certo insistindo que uma revelação...
tracking img