o arcabouço da educação brasilira

279 palavras 2 páginas
ARCABOUÇO DA POLITICA O EDUCACIONAL BRASILEIRA

O processo de concretização da política educacional teve seu início a partir de 1995 com a posse de Fernando Henrique Cardoso, a LDB teve seu texto alterado algumas vezes para que nele fossem inclusas diretrizes impostas por agentes externos.
A centralização dos recursos em nível federal no fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino e do magistério (FUNDEF), possibilitou a melhoria relativa nas áreas mais pobres do pais mas provocou perca do padrão educacional dos grandes centros.
O presidente apresentou seu programa educacional que foi chamado de acorda Brasil :Está na hora da escola, no qual se destacavam alguns pontos como; distribuição de renda diretamente para as escolas, melhoria na qualidade dos livros didáticos, formação de professores à distância, reforma curricular, diretrizes curriculares nacionais.
O governo de Fernando Henrique Cardoso elaborou políticas e programas de forma sistêmica, com articulação entre as alterações que aconteciam em vários âmbitos, graus e níveis.
A ampla divulgação chegou a gerar a convicção de que a educação estava finalmente mudando, porem resultados negativos do SAEB começaram a minar o otimismo criado, problemas como falta de vagas para milhares de crianças, a não melhoria dos salários dos professores e das estruturas das escolas.
A crise econômica junto ao medo do desemprego favoreceu a reeleição do presidente, o que resultou na manutenção da mesma política educacional até o ano de 2002ano em que Luiz Inácio lula da Silva e eleito e ascende ao poder coma proposta denominada UMA ESCOLA PARA O TAMANHO DO BRASIL, na perspectiva de que a educação será tratada como prioridade em seu governo como ação relevante na transformação da realidade econômica e social do povo brasileiro.

Relacionados