O aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O aquecimento global

O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.

Aprincipal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000.

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento globalsão relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa deplantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

Entre suas conseguencias estão:

-         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águasdos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
-         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vezmais as regiões desérticas do planeta Terra;
-         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
-         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor,provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. 

  Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos.

Alem do protocolo de Kyoto ouveram outras conferencias como Conferência de Bali e Conferência de Copenhague - COP-15
Hoje em dia esse problema não afeta mais apenas os países longe do Brasil e sim está cada vez mais perto, o terremoto no Chile é um grande exemplo disso porlá morreram milhares de pessoas e outras milhares ficaram sem moradias, aconteceram cenas terríveis que ninguém que viu gosta de se lembrar.
Uma cidade na Bahia teve sequências de terremotos durante pelo menos uma semana e sempre nos períodos noturnos, eles ainda são muito fracos e não causaram nenhum tipo de destruição só que é um alerta do que pode acontecer com nosso país no futuro.Os efeitos do Aquecimento global no Brasil:

O circo do desastre por motivo do Aquecimento Global já está armado em todo o mundo, cidades litorâneas irão desaparecer-se do mapa, a temperatura ambiente irá subir alguns graus e infinitas outras possibilidades de perigo que o Brasil também enfrentará se as coisas continuar da forma que estão irá acontecer.
Entre os efeitos que o aquecimento...
tracking img