O anti-semitismo no pensamento de lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Anti-Semitismo é um termo recente que surgiu no ano de 1879, porém a idéia do significado da união destas duas palavras já existe há muitos e muitos séculos e tem sido a principal causa do sofrimento do povo escolhido por D’us: os judeus.

A palavra semita é originária de uma família etnográfica e lingüística, originária da Ásia Ocidental e que compreende os hebreus, osassírios, os aramaicos, os fenícios e os árabes. No entanto o termo atualmente é exclusivamente usado quando nos referimos aos hebreus ou judeus, principalmente porque foi o único destes povos que permaneceu até com suas principais características. Quando se fala em um indivíduo anti-semita, refere-se a um inimigo da raça semítica e especialmente dos judeus.

Durante um período que compreende cerca dedois milênios, os judeus tem sofrido uma série de perseguições que quase acabaram com a existência desse povo. Mas por motivos diversos eles resistiram a todas os tratamentos injustos e cruéis e, é o único povo da Antiguidade que existe até hoje.
Tudo isso é faz do povo judeu tão especial e objeto de tantos estudos e curiosidades. Tanto que o escritor norte-americano Mark Twain (1835-1910)indagou:
“Todas as coisas do mundo são mortais, menos o judeu; todas as forças passam, mas ele permanece. Os egípcios, os babilônios e os persas surgiram, ocuparam o planeta com poder e esplendor e então murcharam e pereceram; os gregos e os romanos vieram em seguida, fizeram muito barulho e se foram; outros povos floresceram e mantiveram a sua chama acesa por algum tempo, mas esta se apagou e, hoje emdia, eles estão no seu crepúsculo ou foram banidos. O judeu assistiu a tudo isso, sobreviveu a todos eles e continua sendo o que sempre foi: não demonstra decadência nem sinais de idade. Suas partes não enfraqueceram, sua energias não estão mais lentas, e ele não perdeu a agilidade de se colocar em alerta ou de manter sua mente agressiva. Qual o é segredo da sua imortalidade?”


O fato de ojudeu manter as suas características mesmo em culturas diferentes o faz vítima de admiração e também de ódio. Desde a sua existência os judeus sempre foram conhecidos por se manterem diferentes de qualquer outro povo ao seu redor, isso não continua diferente hoje e nem o foi no decorrem da História.
È curioso como uma civilização conseguiu sobreviver unida durante tanto tempo em meio a tantasperseguições. Não há dúvidas do que a fé tem um grande papel na vida deste povo tão singular e pode explicar o porque de sua sobrevivência. Segundo Paul Johnson os judeus “tendo perdido o reino de Israel, transformaram a Torah numa fortaleza da mente e do espírito, em que podiam viver com segurança ou mesmo contentamento.”

O cristianismo é um ramo do judaísmo e não deveria possuir inimizades entreestes dois grupos religiosos. Foerster diz que “para o cristão verdadeiramente crente, seja ele católico ou protestante, é uma posição fundamentalmente contraditória a inimizade contra o judaísmo.”

O próprio papa Pio XI disse numa ocasião especial em setembro de 1939: “como pode um cristão ser inimigo dos judeus? Nenhum cristão pode ter o mínimo resquício de anti-semitismo porque todos somosespiritualmente semitas.”

Apesar de todas as semelhanças entre essas duas grandes religiões, não foram poucas as vezes que os cristãos cometeram os mais diversos tipos de atrocidades contra os judeus no período do cristianismo primitivo e da Idade Média, mas ataques piores aconteceram após a Reforma Protestante de Martinho Lutero, mas foi inspirado em Lutero, no século XX, que os nazistascometeram as maior atrocidade da história da humanidade, quando na ocasião foram mortos seis milhões de judeus . Por que esse ódio tão grande que os cristãos tem dos judeus? Diante da dificuldade em se ter uma resposta para essa questão, Edith Schaeffer poeticamente diz:
Estranho que D’us
Escolheu o judeu
Mas mais estranho
Que aqueles que escolhem
O D’us dos Judeus,
Odeiem o judeu

I -...
tracking img