O animador sociocultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os dez mandamentos do Animador Sociocultural

1. Uma pessoa motivada
Dificilmente alguém pode ser animador se não se sentir motivado, se não estiver «animado», se não acreditar que os outros sepodem motivar e animar. Além do mais, o animador tem de ser motivador, tem de ser um elemento activo para pôr em movimento, para dinamizar e para mobilizar.

2. Um militante
A expressão militanteencerra múltiplos significados, alguns dos quais com uma conotação negativa. Ainda assim, mostra-se adequado para caracterizar o animador. Porque uma actividade de mudança social não se pode realizar seos agentes das mesmas não são pessoas com opções profundas e decididas, com a consciência de que uma transformação progressista e colectiva passa pela contribuição generosa, livre e comprometida dosparticipantes.

3. Uma pessoa inserida no meio
O animador não é alguém que actua do exterior para o interior do meio. Deve estar inserido no interior do grupo ou comunidade.

4. Um educador
Nãoum líder, super-homem, dirigente, pessoa imprescindível, salvador. Nem uma pessoa que trabalha como dez pessoas, mas sim que consiga pôr dez pessoas a trabalhar. Que respeite os ritmos das pessoas edos grupos e não imponha os seus. Capaz de ser objectivo, capaz de aproveitar as potencialidades das actividades, capaz de estimular a criatividade e a autonomia.

5. Com fome de formação
O animadordeve aproveitar todas as oportunidades de enriquecer os seus conhecimentos de modo a melhorar permanentemente o seu desempenho. Deve ter a capacidade de auto-avaliar o seu trabalho e a partir daíidentificar as áreas de conhecimento em que deverá investir.

6. Em contacto e em ligação com os grupos sociais
É importante que seja aceite no meio onde actua ou onde vive, que esteja integrado eparticipe nas estruturas sociais dessa comunidade e que favoreça as trocas com outros colectivos e comunidades.

7. Uma pessoa equilibrada psicologicamente
É fundamental para as tarefas que realiza...
tracking img