o andar do bebado

Páginas: 3 (530 palavras) Publicado: 30 de junho de 2013
INTRODUÇÃO

O programa 5s é uma ferramenta de gestão muito utilizada na área de qualidade, e que tem como principal objetivo organizar os postos de trabalho de forma a aumentar a produtividade ediminuir os desperdícios associados aos processos.
Busca promover através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e boa produtividade no ambiente de trabalho.
Os cincosensos possuem origem japonesa, sendo elas:
SEITON (senso de organização): Significa deixar tudo em ordem, ou seja, cada coisa em seu devido lugar, evitando assim o desperdício de tempo e energia;SEIRI (senso de utilização): Refere-se à utilização de somente o que for necessário ao trabalho, passando-se o desnecessário para outros que possam fazer uso, ou descarta-lo;
SEISO (senso delimpeza): Significa manter limpo, ou seja, conservar sensos os acima;
SEIKETSU (senso de saúde e higiene): responsável por zelar pela higiene pessoal de cada um;
SHITSUKE (senso de disciplina): Responsávelpelo caráter do individuo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.
‘’O 5S é então um processo educativo que possibilita a mudança comportamental e cultural das pessoas na organização,com o objetivo de uma vida harmoniosa no trabalho. ’’ (FRANÇA, 2010, p.04).
















APLICABILIDADE

De acordo com França (2010 p. 12 e 13)

A inteligência mostra o caminho,a disciplina educa e a vontade, faz o homem caminhar. A prática dos 5S é o início para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Com a sua implantação ainda podemos reduzir o índice deacidentes, pois com a prática teremos um ambiente mais seguro.
O 5S contempla praticamente todos os elementos essenciais para implantação de um Programa de Qualidade como treinamentos, melhoriacontínua, motivação, trabalho em equipe, gerenciamento participativo etc.
Assim uma boa prática dos 5S facilita a implantação tanto do Sistema de Gestão da Qualidade Total como da ISO 9000.
É importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O andar do bebado
  • O ANDAR DO BEBADO
  • O andar do bebado
  • O andar do bêbado
  • Andar do bebado
  • O andar do bebado
  • O andar do bebado
  • O Andar do Bêbado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!