O amor como sentimento de perda: análise discursiva das musicas un- break my heart (toni braxton) e impossivel acreditar que perdi você ( fabio jr)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O sofrimento que vem com perda do amor
Darlani Coutinho Santos²
Vós, que sofreis, porque amais,
amai ainda mais.
Morrer de amor é viver dele.
Victor Hugo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo comparar a formação discursiva amorosa presente nas músicas Un-Break My Heart (Tony Braxton) e Impossível acreditar que perdi você (Fábio Junior). Na presente análise, será abordado como osdois sujeitos apresentam o discurso de amor enquanto sofrimento da perda. Para cumprir tal objetivo utilizar-se- á do embasamento teórico de Helena H. Nagamine Brandão e Eni Pulcinelli Orlandi.

Palavras-chave: Discurso; Amor; Sofrimento.

1.Introdução

O amor é um tema que durante todos os tempos esteve em evidência. Falar sobre o amor se tornou uma atividade do cotidiano. Apesardesse sentimento se apresentar de diversas formas em seu discurso, ou seja, o amor como tristeza, sofrimento, dor, perda, alegria, completude, o amor eterno e diversas outras, o foco não muda, tudo acaba se resumindo ao amor, ou seja ao ato de amar. O eu- te - amo se apresenta como marco central desse discurso, porém nem sempre é preciso dizer eu-te –amo para provar que realmente ama. Sobre isso EniPulcinelli Orlandi vai afirmar que:

Nesse discurso que ressalva para o impossível, a sua fala tipo ( eu- te- amo) pode ser vista como uma forma que inviabiliza o dizer de amor.(...) Mas se isto significa, por um lado, que a formula não diz o amor, por outro lado, significa também que se pode dizer muito amor sem dizer “eu te amo”.(1998, p.341)

Como sabemos então, o discursoamoroso possui múltiplas faces, portanto este artigo tem por objetivo abordar o amor sobre uma perspectiva discursiva denominada “Amor enquanto Sofrimento por perda”. Para cumprir tal objetivo será feita uma analise das musicas Um-Break My Heart interpretada pela cantora americana Tony Braxton e Impossível acreditar que perdi você interpretada pelo cantor e compositor brasileiro Fabio Junior.Porém para que a análise seja feita e para que entendamos o discurso utilizado pelo sujeito de cada uma das musicas e preciso entender o que chamamos de análise do discurso.

2. Análise do discurso e formação discursiva


Segundo Orlandi (2005) A análise do discurso, como seu próprio nome indica, não trata da língua, não trata da gramática, embora todas essas coisaslhe interessem. Ela trata do discurso. E a palavra discurso etimologicamente, tem em si a idéia de curso, de percurso de correr por, de movimento. O discurso é assim palavra em movimento, prática de linguagem: com o estudo do discurso observa-se o homem falando.

Analisar um discurso então consiste em observar como o sujeito apresenta suas palavras, pensamentos e opiniões, ou seja,observar o homem falando e os sentidos que produz ao dizer, levando em conta seu contexto histórico e também sua formação ideológica, pois é através do discurso que podemos analisar a relação entre língua e ideologia. Helena Brandão confirma isso ao dizer que constituindo o discurso um dos aspectos materiais de ideologia, pode afirmar que o discurso é uma espécie pertencente ao gênero ideológico. Emoutros termos, a formação ideológica tem necessariamente como um dos seus componentes uma ou varias formações discursivas interligadas. Isso significa que os discursos são governados por formações ideológicas. Através das palavras da autora é possível entender que cada formação discursiva é definida através de uma formação ideológica, ou seja, é a partir de uma posição exposta que pode-se analisaro que deve ou não ser dito.

Na análise do discurso prova-se que não existe discurso único, todo discurso já foi dito algum dia, a isso da-se o nome de dialogismo, o qual Baktin (1992) denomina como sendo o fenômeno que ocorre em todo e qualquer discurso, é a orientação natural de qualquer discurso vivo, em qualquer direção, um discurso se encontra com o discurso de outra pessoa. Com...
tracking img