O amor como sentimento de perda: análise discursiva das musicas un- break my heart (toni braxton) e impossivel acreditar que perdi você ( fabio jr)

2134 palavras 9 páginas
O sofrimento que vem com perda do amor
Darlani Coutinho Santos²
Vós, que sofreis, porque amais, amai ainda mais.
Morrer de amor é viver dele.
Victor Hugo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo comparar a formação discursiva amorosa presente nas músicas Un-Break My Heart (Tony Braxton) e Impossível acreditar que perdi você (Fábio Junior). Na presente análise, será abordado como os dois sujeitos apresentam o discurso de amor enquanto sofrimento da perda. Para cumprir tal objetivo utilizar-se- á do embasamento teórico de Helena H. Nagamine Brandão e Eni Pulcinelli Orlandi.

Palavras-chave: Discurso; Amor; Sofrimento.

1.Introdução

O amor é um tema que durante todos os tempos esteve em evidência. Falar sobre o amor se tornou uma atividade do cotidiano. Apesar desse sentimento se apresentar de diversas formas em seu discurso, ou seja, o amor como tristeza, sofrimento, dor, perda, alegria, completude, o amor eterno e diversas outras, o foco não muda, tudo acaba se resumindo ao amor, ou seja ao ato de amar. O eu- te - amo se apresenta como marco central desse discurso, porém nem sempre é preciso dizer eu-te –amo para provar que realmente ama. Sobre isso Eni Pulcinelli Orlandi vai afirmar que:

Nesse discurso que ressalva para o impossível, a sua fala tipo ( eu- te- amo) pode ser vista como uma forma que inviabiliza o dizer de amor.(...) Mas se isto significa, por um lado, que a formula não diz o amor, por outro lado, significa também que se pode dizer muito amor sem dizer “eu te amo”.(1998, p.341)

Como sabemos então, o discurso amoroso possui múltiplas faces, portanto este artigo tem por objetivo abordar o amor sobre uma perspectiva discursiva denominada “Amor enquanto Sofrimento por perda”. Para cumprir tal objetivo será feita uma analise das musicas Um-Break My Heart interpretada pela cantora americana Tony Braxton e Impossível acreditar que perdi você interpretada pelo cantor e compositor brasileiro Fabio Junior.

Relacionados