O ambiente de trabalho nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ETEC MACHADO DE ASSIS
TÉCNICO EM LOGÍSTICA

__________________________________________________________

O Ambiente de Trabalho nas Organizações
__________________________________________________________

Luana
Rodrigo
Cláudio
Marcos
Carlos

Orientadora: Prof ª Sônia

Disciplina: Planejamento Empresarial e Empreendedorismo1TL2

Caçapava
2011

O AMBIENTE DE TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES

CONCEITO DE AMBIENTE   
É tudo que envolve a empresa e é tudo o que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldadeseconômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas  governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro.

O AMBIENTE DE TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES   
O ambiente de trabalho nas organizações tem sido tema dos mais variados artigos, seminários e palestras. Há uma incessante busca por um ambiente de trabalho cada vez mais agradável onde empresários e funcionários encontremmotivos para crescerem num clima digno e que possa fluir toda sua criatividade necessária ao crescimento profissional e da organização. Então como criar e desenvolver esse ambiente? Uma maneira eficaz para se construir um bom ambiente de trabalho é exercer a gestão participativa com o trabalho em equipes e oferecendo oportunidades de participação e comprometimento. É importante criar um clima onde asequipes sintam-se à vontade para participar.

[pic]

O AMBIENTE INTERNO
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização. A análise do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, ospontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.
➢ Ponto forte: É a diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambienteempresarial (variável controlável).
➢ Ponto fraco: É uma situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável).
Na realidade, além dos pontos fortes e fracos da empresa, devem-se considerar também os pontos neutros que são aqueles que, em determinado momento ou situação, não estão sendo considerados nem como qualidadesnem como deficiências da empresa. Como o planejamento é um processo dinâmico, estes pontos neutros vão sendo enquadrados como pontos fortes ou pontos fracos ao longo do tempo.
A definição dos pontos neutros é muito importante pelo seguinte fato:
➢ O planejamento estratégico é um sistema que considera a empresa como um todo. E como tal deve considerar todos os seus componentes e partes(subsistemas) visando formar o todo unitário. Portanto, não se podem deixar partes de fora do sistema. E, as vezes temos dificuldade de saber se determinada variável, componente ou item é um ponto forte ou fraco da empresa.
➢ É fundamental para o sucesso da estratégia da empresa que a área de atuação da empresa seja escolhida, considerando aquilo que ela melhor pode fazer, ou seja, aempresa deve ser "puxada pelas suas principais capacidades.
➢ Isso absolutamente, não quer dizer que a empresa deve abandonar atividades nas áreas em que não está devidamente capacitada. No caso de a empresa ter de realizar atividades em que não haja pontos fortes, o reconhecimento desta fraqueza torna mais fácil o processo corretivo.
Dentre os fatores que devemos levar em consideração...
tracking img