O amanuense belmiro rsumo uesb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos
Análise da obra
Podemos situar a obra O Amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, publicado em 1937, entre as produções dos anos 30/50, portanto pertencente à segunda e terceira gerações do modernismo. Porém, deve-se observá-la como uma linha introspectiva que começa a nascer, às vezes contrastando com o romance regionalista e, em outras, englobando o interiordeste ser frente a todo um processo de evolução e decadência de uma sociedade para dar prosseguimento a outra.
Pertence ao que se poderia chamar o Lado B do Segundo Tempo do Modernismo Brasileiro (1930-45), pois não segue o filão principal desse período, que é o romance regionalista de preocupação política, como Vidas Secas, São Bernardo e Fogo Morto. É, de fato, uma obra dotada de extremolirismo, retirado de cenas simples do cotidiano do protagonista. Lirismo de funcionário público (amanuense), profissão mergulhada no pequeno, no simples, no cotidiano. O político, quando aparece, é de forma tangencial, principalmente no que se refere aos desenlaces de Redelvim, amigo comunista de Belmiro.De linhagem psicológica, revelando profunda influência machadiana, porta-se como observadorperspicaz e contido, utiliza-se freqüentemente de uma fina ironia, do pessimismo amargo e revela-se continuador da tradição memorialista que foi comum no romance do século XIX. O crítico português Adolfo Casais Monteiro, sobre O Amanuense Belmiro diz: "uma melodia como raramente o romance no-la dá, um bafo de vida a tal ponto real que desperta imediatamente tudo o que há de mais íntimo e secreto em cadaum." A primeira edição do livro data de 1936 e já consagra Ciro dos Anjos como um dos grandes prosadores da Literatura Brasileira, sendo essa sua principal obra, embora tenha escrito mais um outro romance, que recebeu o título de Abdias.
Sua pesquisa psicológica em O Amanuense Belmiro trabalha com vidas que se realizam mais na imaginação e menos na realidade: ao lado dos sonhos humildes que nãochegam a se concretizar, a frustração imensa e impressentida dos pobres diabos. Romance de tensão interiorizada, isto é, o herói não se dispõe a enfrentar a antinomia eu / mundo pela ação: evade-se, subjetivando o conflito, consideremos ainda O Amanuense Belmiro, como um romance de educação sentimental, pois o escritor mineiro narra, em primeira pessoa, menos a vida que as suas ressonâncias naalma de homens voltados para si mesmos, refratários à ação, flutuantes entre o desejo e a inércia, entre o projeto veleitário e a melancolia da impotência. O diário é a estrutura latente desse tipo de narração. E o enredo tende a perder os contornos, as divisões nítidas, e a diluir-se no fluxo da memória que vai evocando os acontecimentos. Para configurar essa realidade aparentemente em mudança,mas, no fundo, estática e repetitiva, Cyro dos Anjos não privilegiou o monólogo interior: preferiu trabalhar com os recursos tradicionais do diálogo, do relato irônico, da análise sentimental; processos a que se ajusta com perfeição a prosa que elegeu para toda a sua obra: de uma elegância simples e clássica."

Estrutura da obra
O romance está dividido em 94 capítulos curtos, que são numerados etêm cada número precedido do sinal de parágrafo. Acontece que cada capítulo desse é dividido em vários parágrafos, então o que quererá significar com isso o narrador pseudo-autor? Parece-nos que quer chamar a atenção para o caráter episódico e para a pouca extensão de cada unidade dessas.

Foco narrativo
O narrador emprega foco narrativo em primeira pessoa por Belmiro Borba, personagem central,registrando de modo subjetivo e confidencial os acontecimentos e suas reflexões como que em um diário, em capítulos breves, que funcionam como crônicas. “Quem escreve um diário (afinal, estou escrevendo um...) não se pode furtar á sua própria contemplação. É um narcisismo a que ninguém escapa.” (p.55)
Belmiro é dotado de uma narrativa solta, esgarçada. Além disso, seu protagonista-narrador é...
tracking img