O amadurecimento do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JOSE HUMBERTO STURARI - RA 1078152
ATIVIDADE – HISTÓRIA MODERNA II
UNIDADE 5 – ATIVIDADE
- A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA DO SÉCULO 18;
- O AMADURECIMENTO DO CAPITALISMO
A primeira fase da Revolução Industrial correspondeu ao período que se estende de 1760 a 1850; nesse período a Inglaterra liderou o processo de industrialização. O desenvolvimento técnico-científico, implementando amodernização econômica, foi significativo; surgiram então as primeiras máquinas feitas de ferro que utilizam o vapor como força motriz. Por outro lado, a existência de um amplo mercado consumidor para artigos industrializados, América, Ásia e Europa, estimulava a mecanização da produção. A invenção na década de 1730 da Lançadeira Volante, um dispositivo adaptado aos teares manuais, acelerou o processo detecelagem, seu uso permitiu a fabricação de tecidos com dimensões maiores do que os produzidos pelo método artesanal.
Com o uso de máquinas em grande escala foi implantado na Inglaterra a partir de 1760, aproximadamente, teve uma profunda influência sobre a economia mundial, ocasionando em significativas mudanças sociais, políticas e culturais para o homem contemporâneo. Para a sua eclosão,porém, foi decisiva a acumulação de capitais verificada entre os séculos XV e XVIII (A burguesia muito capitalizada em função dos lucros auferidos com as atividades comerciais da época mercantilista).
Três matérias-primas foram fundamentais para que as transformações e inovações que impulsionaram a Revolução Industrial na Inglaterra do século XVIII se concretizassem: o carvão mineral, o ferro e oalgodão.
A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão e de ferro, e o algodão era obtido principalmente em suas colônias na Ásia e na América. As reservas minerais inglesas localizavam-se principalmente nas regiões norte e oeste do seu território, em áreas próximas dos principais rios e portos e onde também se instalaram as primeiras indústrias têxteis. O carvão foi importante para a manutençãodo sistema fabril porque era usado como combustível para aquecer as caldeiras que transformavam a água em vapor.
A expansão industrial Inglesa logo ativaria a disputa por novos mercados fornecedores de matérias-primas e consumidores de gêneros industrializados resultando no que se denominou neo-colonialismo, desde o século XVII, controlava a oferta de manufaturados nos mercados coloniais.
Aindústria têxtil foi a que mais se desenvolveu, a grande oferta de matéria-prima (o algodão, cujo maior produtor era os Estados Unidos) e a abundância de mão de obra barateavam os custos da produção, gerando lucros elevados, os quais eram reaplicadas no aperfeiçoamento tecnológico e produtivo. Assim, também o setor metalúrgico foi estimulado, bem como a pesquisa de novas fontes de energia.
Com agrande concentração de mão de obra nas cidades, resultado do forte êxodo rural verificado na Idade Moderna. Nesse período, a lã inglesa conquistou um espaço considerável no mercado europeu e muitas das antigas propriedades agrícolas comunais transformaram-se em cercamentos (áreas cercadas de criação de ovelhas), tal atividade, porém, demandava reduzido número de trabalhadores, expulsando a mão de obraexcedente, que se dirigia às cidades. A grande oferta de mão de obra provocava seu barateamento e, consequentemente, reduzia os custos da produção industrial, ampliando os lucros.
O mercado de trabalho, a princípio, absorvia todos os braços disponíveis. As mulheres e as crianças também eram atraídas, ampliando a oferta de mão de obra e as jornadas de trabalho oscilavam entre 14 e 18 horasdiárias. Os salários, já insuficientes, tendiam a diminuir diante do grande número de pessoas em busca de emprego e da redução dos preços de venda dos produtos provocada pela necessidade de competição. Isso sem contar que as inovações tecnológicas, muitas vezes, substituíam inúmeros trabalhadores antes necessários à produção.
 A seguir os trabalhadores decidiram organizar-se em associações que...
tracking img