O aluno cosntrutivista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Aluno construtivista
Aluno que reflete, critica e se posiciona frente às situações apresentadas. Esse é o aluno formado por escolas da linha construtivista. Nesses colégios, as crianças sãoestimuladas a se esforçar para procurar respostas às questões propostas. Se não sabem, os professores pedem que façam associações para encontrar a solução. O estudante pode questionar até mesmo asinformações dos livros didáticos. Diferentes atividades são desenvolvidas ao mesmo tempo na sala de aula e as trocas entre os alunos são incentivadas.
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamentedo próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo aspropriedades dos objetos e construindo as características do mundo. Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Vãosendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente. Assim,constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de fazer antecipações sobre o que irá acontecer.
O método enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim narota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno. Asdisciplinas estão voltadas para a reflexão e auto-avaliação, portanto a escola não é considerada rígida.

Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, oconstrutivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do individuo no decorrer de sua vida. O sujeito não apenas ativo, mas também interativo por que...
tracking img