O ALCANCE NUM LANÇAMENTO HORIZONTAL DE PROJÉTIL

1232 palavras 5 páginas
O ALCANCE NUM LANÇAMENTO HORIZONTAL DE PROJÉTIL

1 - INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical. Segundo Galileu, se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Esse é o princípio da Simultaneidade.
Quando um corpo é lançado horizontalmente, ele descreve um movimento parabólico em relação à Terra. De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal.
No movimento de queda livre, movimento vertical, o corpo se move em razão da ação da gravidade. Assim, podemos dizer que o movimento é uniformemente variado, pois a aceleração gravitacional é constante.
No caso do movimento horizontal, a velocidade v0 permanece constante. Portanto, o movimento é uniforme. A velocidade do móvel ao final do trajeto permanece a mesma do início desse trajeto.
Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante v do corpo lançado, é a soma vetorial da velocidade v0 na direção do eixo x (horizontal) com a velocidade vy na direção do eixo y (vertical). A velocidade resultante se altera a cada instante em virtude da alteração da velocidade vertical, cujo módulo varia em face da aceleração gravitacional.

É importante salientar que a velocidade inicial na direção vertical é igual a zero, pois no início da queda o móvel não tem movimento vertical.

2 - DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Figura 1 – Conjunto de Mecânica de Arete II com tripé e bola metálica

3 - Material Utilizado
Para a realização desse experimento foram usados os seguintes materiais:
Rampa principal, com sustentação regulável para apoio da esfera alvo e suporte com esfera;
Conjunto de sustentação com escala linear milimetrada, haste e sapatas niveladoras

Relacionados

  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas
  • Cálculo Diferencial e Integral
    244785 palavras | 980 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas