O ajuste neo liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ajuste Neoliberal
Laura Tavares
O que é o Ajuste Neoliberal
Na década de 70 até a de 80 os países industrializados sofrem a segunda grande crise do capitalismo, crise financeira, produtiva e macroeconômica. Essa crise se da devido ao “o intenso processo de internacionalização dos mercados, dos sistemas produtivos e da tendência á unificação monetária e financeira que o acompanharam, levoua uma perda de autonomia dos Estados Nacionais, reduzindo o espaço e a eficácia de suas políticas econômicas e demonstrando a precarização de suas políticas sociais”.
A partir da década de 70 as políticas neoliberais passam a nortear políticas econômicas, por neoliberal entende-se o modelo de acumulação financeira, flexibilização do trabalho, desemprego e subemprego. Esse novo modelo éconhecido como ajuste neoliberal que não é apenas de natureza econômica, mas também relações sociais que passam a ser mais fragilizadas. A uma redução do Estado, aumenta-se a distinção entre o público e privado, acontecem retrocessos na legislação trabalhista e nos direitos sociais.
O denominado “Consenso de Washington” ganhará mais força na America Latina a partir da década de 80, após os efeitos dacrise do capitalismo. Suas mudanças são na criação de políticas liberalizantes, privatizantes e de mercado. Podemos dizer que sua centralidade está na desregulamentação dos mercados, na abertura comercial e financeira, na privação do setor público e na redução do Estado.
A um caráter desigual nessa denominada modernização, os países centrais reservam para si os avanços da tecnologia e científicosa um crescimento desigual entre países centrais e periféricos. “Bem como numa distribuição desigual dos frutos do progresso técnico e dos custos sociais das políticas de ajuste e reestruturação. Os custos sociais têm sido pagos primordialmente pelos países periféricos”.
Acontece uma crise no mercado de trabalho ocasionada pela chamada “flexibilização” das relações de trabalho e pela substituiçãode trabalhadores por maquinas. Além da desproporcionalidade da distribuição de renda cada vez maior após o ajuste.
Como estratégia para diminuir os impactos dessas mudanças o Banco Mundial começa a criar políticas de combate à pobreza para chegar ao que o FMI chamaria de “humanização da globalização” ressaltando política de caráter da solidariedade comunitária. “Essas políticas forammanifestamente insuficientes para diminuir a desigualdade social e a pobreza preexistentes e, sobretudo, agravadas pelo próprio ajuste”.
Os Custos Sociais do Ajuste Neoliberal na América Latina – O Ajuste na América Latina: o contexto.
Entre as décadas de 70 e 90 os países da América Latina começaram a desenvolver as reformas e ajustes neoliberais. Esses ajustes foram diferentes em cada década, nos anos80 visou-se pagar a divida externa, através do controle das contas publicas e cortes dos salários e estimulando o saldo comercial. Já nos anos 90, passa a ter o controle nos gastos públicos e salários, em contra partida estimulou-se a importação para pagar o rombo das contas externas. Começam então, privatizando o público com intuito de estimular o lucro fácil.
As principais características quevieram com a reforma e o ajuste neoliberal na America Latina foram os elementos de ortodoxia na política econômica, que visam:
* “Aumentar o grau de abertura da economia para o exterior a fim de lograr um maior grau de competitividade de suas atividades produtivas”;
* Racionalizar a participação do Estado na economia, liberalizar os mercados, os preços e as atividades produtivas;
*Estabilizar o comportamento dos preços e de outras variáveis macroeconômicas.
A forma de consolidação da reforma neoliberal variou conforme os interesses, graduação e aplicações das políticas neoliberais, através das políticas de ajuste que podem ser de caráter doutrinário (segue estreitamente os princípios do liberalismo, qual “postula-se que o crescimento industrial terá que ser apenas aquele...
tracking img