Os termos “indivíduo” e “comunidade” parecem possuir significados opostos. Por um lado, “indivíduo” quer dizer “o que não pode ser dividido”, estando associado, portanto, às noções de “unicidade”,“unidade”, “propriedade”, “particularidade”, ou seja, a tudo aquilo que não é partilhado. Por outro lado, “comunidade” se refere àquilo que é “comum”, àquilo que é de todos (sem ser de ninguém emparticular), àquilo que concerne a todos. Logo, a palavra “comunidade” está relacionada à vida em comum, à existência compartilhada, ao passo que “indivíduo” diz respeito à autonomia e à independência.Porém, esse contraste terminológico não deve fazer esquecer que, no que concerne à existência humana, não é possível falar de indivíduo sem referir-se à comunidade, e vice-versa. Isso significa que o serhumano encontra-se sempre inserido em uma comunidade. É preciso, contudo, ter em mente que essa inserção não é idêntica àquela que identificamos em outros animais, como as abelhas ou as formigas. Nocaso do ser humano, a vida em comunidade não resulta meramente de uma tendência instintiva (embora tenha relação com as necessidades). Além disso, ela está ligada àquilo que chamamos de cultura (verOrientação Pedagógica: “Natureza e Cultura I: Problematizando”), o que permite pensar em uma série de diferenças para com a vida animal. Por exemplo, a presença da linguagem ou, ainda, a existência de umconjunto de princípios que orientam o comportamento (a moral e as leis). Tendo isso em mente, podemos perceber que a existência em comunidade (e poderíamos também dizer: a vida em sociedade) é deimportância fundamental para a constituição de quem nós somos como indivíduos. Por esse motivo, o que entendemos por nossa “individualidade” está em estreita dependência da vida em comunidade. Os animais,nesse sentido, não possuem “individualidade” (a não ser que tomemos este termo em uma acepção biológica e, nesse caso, são indivíduos de uma espécie). Logo, falar de uma existência individual...
...UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO: MESTRADO ACADÊMICO EM FILOSOFIA
O AGIR ÉTICO SEGUNDO ARISTÓTELES
Narcisa Ferreira Lima Rocha
FortalezaCeará
2009
Narcisa Ferreira Lima Rocha
O AGIR ÉTICO SEGUNDO ARISTÓTELES
Dissertação apresentada à Universidade Estadual do
Ceará como requisito parcial para obtenção do título de
Mestre em Filosofia com área de concentração em
Ética....
...
O agirhumano
O modo de agirhumano é o modo de expressar sua conduta. A conduta que assume diante de problemas práticos do dia-a-dia; onde tem que escolher o sim e o não, o agora, mais tarde ou nunca, ajudar ou não ajudar alguém, falar ou não falar a verdade, enfim escolher como resolvê-los.
Porque sem o agirhumano, você nem eu existimos; esse adjetivo ou afirmação que você faz é um ato, se você não...
...
A cultura e a forma de agir dos seres humanos
A cultura é algo que vem dos nossos antepassados e que é passado de geração em geração, agregado a uma serie de costumes, crenças e valores. A cultura varia de povo em povo, de região a região e até mesmo do modo de pensar e agir de cada ser humano.
O mundo possui uma cultura hegemônica, onde cada um acredita em seu Deus, onde as simpatias ainda são levadas a...
...
O AGIR VIRTUOSO DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS COMO MEIO PARA O CRESCIMENTO MOTIVACIONAL DA EQUIPE DE TRABALHO
André Boffo Mendes1
Profa. Angela Maria Fagnani Busse2
RESUMO
A presente produção literária discute acerca da importância e da necessidade do agir ético e/ou virtuoso dentro do ambiente trabalhista. Menciona o profissional envolvido na gestão de pessoas, ou recursos humanos, como o grande iniciador e...
... O AGIR FILOSOFICO
Acredito que o agir filosófico para ocorrer precisa de algumas condições: antes de mais nada é preciso estar com os sentidos abertos e a mente clara – tais requisitos são a cada dia mais difíceis de conseguir – talvez seja por isso que por tanto tempo a filosofia foi retirada da escola, a poluição visual e sonora distrai nossa mente e a preenche com excesso informações e, tal qual o intestino que pelo excesso de comida não trabalha, deixa o...
...Como agir num parto de emergência
Se você tiver de ajudar no nascimento de uma criança numa emergência, por falta de assistência médica, lembre-se de que a tarefa mais importante é manter a calma e inspirar confiança à paciente.
No trabalho de parto existem três fases distintas: a primeira fase dura várias horas até 14 na primeira gravidez, menos nas seguintes.
Durante esta fase, os músculos do útero começam a contrair-se para abrir o colo e deixar passar a cabeça da criança....
...Você está com medo de agir?
No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
1 João 4:18
Para perder o medo de agir você precisa pensar e sentir o que você realmente gosta ou gostaria de ser ou fazer.
Vá para dentro de si mesmo e pergunte-se o que você quer viver.
Imagine-se vivendo tal situação. Use toda a sua imaginação, e por favor, não seja modesto, nem simplório;...
...Como Agir o
Profissional
Tema:Cuidador de
Idosos
Objeto de Estudo
Alunas:
Conhecer a forma como vivem os Idosos
no Lar do Ancião Evangélico em Nova
Parnamirim,no Conjunto Pirangi,e as
respectivas políticas sociais e o trabalhoOrientadora:
do
Cuidador de Idoso frente a esta demanda.
A
Agradecimentos:
Agradecemos primeiramente a Deus por nos ter dado forças, sabedoria e
entendimento
para estar aqui concluindo este trabalho.
Aos nossos Familiares que...