O afeto como fator indispensável na relação escolar

Páginas: 2 (426 palavras) Publicado: 8 de março de 2011
O afeto como fator indispensável na relação escolar

Quando falamos em escola , falamos também de um espaço de convivência onde todos os indivíduos ali presentes se comunicam,interagem, convivem ,trocam experiências e, consequentemente, aprendem a se relacionar. Acredito que esse espaço exista para isso. Essa questão me leva a pensar em outra questão: a afetividade no espaçoescolar. Ficamos preocupados muitas vezes , como educadores, em concluir os conteúdos obrigatórios, avaliar, mas não podemos deixar de pensar que esse espaço tem uma função que, muitas vezes, é sónele que o aluno encontra . O afeto faz parte de todo o processo educativo, cada aluno deve ser tratado como um ser “ímpar”, e o papel de todos os envolvidos nesse ambiente é o de entender o aluno etransformá-lo em um ser “mais humano”.
Muitas vezes nos parece que essa função é só da escola. Não deveria ser , contudo, os professores são os responsáveis pelo desenvolvimento dosprocessos de ensino e aprendizagem e para tal devem estar preparados. É preciso lembrar que desenvolver habilidades e valores muito além da prática, e que há outros envolvidos nesse ambiente escolarcom funções importantes nessa questão, uma vez que convivem diariamente com os alunos. Não podemos deixar de pensar que o emocional interfere no aprendizado,nesse sentido acredito que se bemtrabalhado contribuirá e muito para alcançar resultados importantes, contribuindo para uma convivência responsável onde os indivíduos se respeitam, aprendem, e tornam-se seres valorizados e ensinantes,multiplicadores de ações importantes para o progresso .
O afetivo deve ser visto como parte inseparável da aprendizagem. Não há como separar, pois estão interligados. Segundo o relatório daUnesco, os quatro pilares fundamentais da educação são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A escola é um espaço onde, para se trabalhar isso, deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O afeto como fator indispensável na relação escolar
  • Afeto e educação: relação indissociavel
  • O valor do afeto na relação interpessoal
  • Fatores da inspeção escolar
  • Fatores das Dificuldades de Aprendizagem Escolar
  • RELAÇÃO EQUIPE ESCOLAR
  • Relação entre a familia e o desempenho escolar
  • FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO OU FRACASSO ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!