O adolescente e os mecanismos de defesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomes: Ana Maria da Luz Schollmeier, Luciane Heusner, Rosmeri Franken, Cleber Eduardo Jovanovichs da Silva


O adolescente e os mecanismos de defesa

As teorias clássicas apontam a adolescência como um período de mudanças acentuadas indicando os sinais comportamentais que as denunciam. Época de crises, turbulências e transformações marcantes de personalidade, de inteligência e condutasocial. Essas mudanças são desencadeadas a partir do desenvolvimento fisiológico ( hormonal) ou aspectos exclusivamente sociocultural (entrada no mundo adulto).
O amadurecimento físico levaria o adolescente a fazer sua primeira escolha objetal, que se refere ao ato de escolher uma pessoa como objeto de seu desejo de amor, sendo que a primeira traça o caminho da segunda. Essa escolha desencadeiaa ansiedade com todas as suas conseqüências.
Muitos adolescentes se acomodam, e não buscam superar as dificuldades, dificultando o desenvolvimento de uma nova identidade. E junto com tudo isso, as famílias tem dificuldade em lidar com o crescimento de seus filhos, do desligamento da família e autonomia pessoal do adolescente.

2. Uma abordagem psicanalítica da adolescência: o ego e osmecanismos de defesa

Para Laplanche e Pontalis (1977), o termo mecanismos de defesa é definido como diversos tipos de operações que podem especificar a defesa. Os mecanismos são diferentes diante do tipo de problema que se considere: a etapa genética, o grau de elaboração do conflito defensivo, etc.
Anna Freud (1982) descreveu a variedade e a complexidade dos mecanismos de defesa,mostrando segundo Laplanche e Pontalis, como o objetivo defensivo pode utilizar diversas atividades e incidir em tudo o que provocar angústia (emoções, situações, exigências do superego, etc). Muitos mecanismos de defesa são descritos em sua obra: recalcamento, regressão, formação reativa, isolamento, projeção, sublimação...
A teoria psicanalítica neste texto é visto em duas perspectivas: a primeiraapoiada nas idéias de Anna Freud, que confere a adolescência um aspecto de turbulência, pois o jovem teria de fazer a escolha de desligar-se definitivamente de seu primeiro objeto de amor (pai e mãe). Com a teoria da sexualidade de S. Freud (1973), indica uma direção para o desenvolvimento psicológico, qual seja, a sexualidade genital exercida heterossexualmente, em continuidade com odesenvolvimento da sexualidade nas fases anteriores a genital. A fase genital se caracteriza por uma revivência da escolha edípica e por uma superação desta e por um novo objeto de amor. Para Anna Freud a puberdade é uma recapitulação da vida sexual infantil, ocorrendo na puberdade a maturidade física sexual, a genitalidade ocupa lugar predominando sobre as tendências pré-genitais.
Esse período édescrito por Anna em termos das relações entre o EGO e o ID (sede dos instintos), que ameaça invadir o EGO. A força do ID é atribuída ao processo fisiológico de maturidade sexual, que estimula os processos instintivos. A estimulação é transportada para a esfera psíquica na forma de influxo de libido. A relação entre o EGO e o ID é destruída, afetando o equilíbrio psíquico.
O EGO assume uma atitudeem relação ao ID, opondo-se as suas invasões. E duas conseqüências podem surgir, segundo Anna Freud; ou o ID sai vitorioso e o individuo entrará na vida adulta num processo de descontinuidade total em relação às etapas anteriores, surgindo gratificações desinibidas do instinto na vida adulta; ou o EGO ganha e o caráter do indivíduo que se manifestou no período de latência ficará consolidado. Osimpulsos do ID ficam presos às regras da sexualidade infantil e o maior volume de libido não poderá ser utilizado.
Segundo Anna Freud, as instituições do ego que resistirem as alterações da puberdade, geralmente prevalecerão inflexíveis durante a vida adulta.
Dessa forma, ela conclui que o término da puberdade é determinado:
- pela força de impulsos do id - relacionado com a maturidade...
tracking img