O administrador na era globalizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP-Universidade Paulista

Fundamentos da Administração – Prof°Fernando

O Futuro do Administrador no mundo

Tecnológico e globalizado

Nomes RA Curso: Logística

Antônio Evandir de Melo Cunha A80BEC-0

Felipe Pazzine da Souza Silva A973IG-0

Juliana AlvesBorges da Silva A94198-3

Raimundo Fernandes de Souza B0149D-5

Tiago da Conceição Barreto B02JED-7

INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho está passando por profundas transformações neste início de século. Cada vez mais profissionais, principalmente no nível executivo, estão se defrontando com novos desafios, tais como globalização,descentralização, downsizing e terceirização. As próprias noções de emprego e trabalho, estão mudando. Nesse sentido, este administrador deverá ter bem claro em sua mente qual o papel do administrador nesta virada de século; que conhecimentos ele deve ter e reciclar para se preparar para esses novos desafios e as habilidades que lhe serão exigidas, num ambiente tão tumultuado e competitivo.

Essetrabalho, porém, visa mostrar que o administrador, como um agente de transformação dessas relações necessita de um novo perfil, caracterizado pela necessidade emergente de mudar a sua maneira de vislumbrar o processo de aprendizagem como uma forma de qualificação e requalificação profissional, passando a concebê-la como um instrumento de renovação de seus conhecimentos que ocorre no dia-a-dia dasempresas. Assim, torna-se importante fazer uma análise de como esse administrador pode se tornar o principal elemento capaz de manter as organizações competitivas e rentáveis, através da gestão do conhecimento, utilizando-se das novas tecnologias de Informação como verdadeira aliada.

Administração no mundo da Globalização

As estruturas administrativas utilizadas atualmente foram desenvolvidasem condições de atuação diferente das que temos hodiernamente.No período desse tipo de administração, as condições eram estáveis praticamente sem nenhuma influencia no mercado mundial.Existia sim uma pressão competitiva, mas muito reduzida, que nem de longe se iguala a competição do mundo contemporâneo.As estruturas eram centralizadas, os produtos padronizados, onde se usufruía de um longo ciclode vida útil e a demanda de mercado era bem menor.Entretanto, com as novas tecnologias, o surgimento da Internet e o avanço das comunicações, o mercado tornou-se dinâmico, aberto e internacionalmente concorrido, exigindo das empresas, um maior poder de “fogo”.

A transformação ocorrida no mundo globalizado trouxe em seu bojo, uma conseqüência dura para as empresas, a dificuldade em prever ofuturo.Prever o futuro em administração, basea-se num modelo preditivo, no qual a empresa pode-se valer de uma estratégia de ação, com várias alternativas, mas se ocorre uma redução nessa capacidade preditiva de observar as mudanças, a administração reduz suas chances de socorrer a empresa num possível entrave global sem poder controlar seu futuro.

Essas mudanças têm suas origens em diferentesfatos, tais como : social, político, tecnológico, etc. Mas devido ao mundo globalizado, afeta cada vez mais uma parcela maior da população. O Administrador que não analisa a sua empresa inserida no mundo globalizado, e vê isso como algo sem importância, tende a perder totalmente a direção e fica fora do mercado competitivo.

A pluralidade será a nova faceta que virá com a globalização, o processo deadequação operacional deverá se tornar cotidiano dentro dela, chamado o grande grupo para as responsabilidades e agregado valores. O estudo do mundo globalizado será contínuo e agregando valores. Muitas funções dentro de uma empresa tornaram-se inviável, sua separação será ideal e estratégico

Hoje, portanto, Globalização é um fator condicionante de toda ação administrativa. A evolução...
tracking img