O acidente de goiânia – césio 137

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O acidente de Goiânia – Césio 137

Cuiabá – MT
2010
Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRONDON

Introdução
O presente trabalho foi elaborado com a finalidade de compreender e esclarecer atragédia ocorrida em Goiânia, no ano de 1987. Foi classificado como uns dos piores acidentes no mundo desencadeado pelo manuseio incorreto de lixo nuclear.
Relatamos todos os acontecimentos epessoas envolvidas durante esses vinte anos de descaso da saúde pública e as situações atuais em que eles se encontram.


Acidente de Goiânia

A cápsula de Cloreto de Césio fazia parte de umequipamento hospitalar utilizado para radioterapia que usa o césio para irradiação de tumores, ou materiais sanguíneos (sangue e plasma sanguíneo).
O irradiador havia sido desativado e se encontravaabandonado. Dois catadores de sucata chamados Roberto dos Santos e Wagner Mota invadiram o prédio abandonado e observaram um volume muito pesado, constatando ser uma peça composta de chumbo e metal, os doisficaram empolgados com o valor que poderiam receber pela venda do equipamento.
Eles tentaram quebrá-la ali mesmo, mas não conseguiram. Mas separaram o aparelho em duas partes. Pegaram a parte menor,juntamente com a cápsula de Césio que era acoplada na extremidade da peça, e a transportaram em um carrinho de mão para a casa de Roberto.
Eles tentaram abrir a peça à marretadas, mas sóconseguiram desobstruir um pequeno orifício, que era vedado por um material menos resistente. Os dois amigos começaram a passar mal e não sabiam o motivo de estarem doentes.
 Cinco dias depois, eles resolveramvender a peça para o ferro-velho de Devair Ferreira. Dois empregados do ferro-velho conseguiram desmontar a peça e deixaram os pedaços em uma prateleira.
À noite, Devair descobriu que a peça tinhaum pó que emitia um brilho azul no escuro. Ele ficou fascinado pela descoberta e resolveu mostrar o pó brilhante para a mulher, Maria Gabriela. Daí em diante, a peça e o pó, nada mais do que...
tracking img