O acesso da classe c aos bens de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO




INTRODUÇÃO................................................................................................. 04DESENVOLVIMENTO.......................................................................................05

CONCLUSÃO...................................................................................................09

REFERÊNCIA...................................................................................................10






































04
O ACESSO DA CLASSE C AOS BENS DE CONSUMO





INTRODUÇÃOEste trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento do mercado consumidor brasileiro da Classe C, buscando conhecer esta classe que emerge nas relações comerciais.
O perfil do consumidor brasileiro passou por notáveis mudanças durante os últimos anos, quando se acentuaram as ocorrências de fatores sociais, econômicos e legais no cenário nacional, capazes até mesmo de refletir nopercentual das representações na estratificação sócio-econômica da população brasileira. Com isto emergiu uma classe consumidora que têm se fortalecido e está se impondo ao mercado, que são os consumidores considerados da Classe C. Esta questão desafia as organizações, que procuram cada vez mais entender esta classe que responde por grande volume de consumo dentre as classes econômicasbrasileiras, a fim de estreitar a relação existente entre os dois, buscando entender como chegar a este consumidor e oferecer o que ele precisa e espera.




























05
DESENVOLVIMENTO


Para entender este potencial consumidor da Classe C e antecipar-se às expectativas cada vez mais altas de consumo, é necessário conhecer os fatores quedelinearam este segmento e possibilitaram a este aumentar sua representatividade no mercado brasileiro. Neste ponto serão estudados alguns fatores, julgados os principais, que ocorreram nos últimos anos propiciando a ascensão da Classe C no mercado consumidor brasileiro.
Para Medeiros (2008), os estímulos governamentais e as iniciativas privadas para viabilizar o consumo de novos segmentos dapopulação, tanto através da expansão do nível do emprego e da renda, da política de valorização do salário mínimo, dos programas governamentais prioritários e de estratégias empresariais para conquistar novos segmentos sociais, também são responsáveis pela robustez do crescimento econômico.
A classe C continua em evidência principalmente após o notório crescimento de consumidores que migraram de classesmais baixas. Muito se fala da melhoria da renda, das ofertas de crédito e até de planos do Governo que realmente favorecem este público, como o bolsa-família, por exemplo.
Com aproximadamente 44% dos consumidores brasileiros incluídos na classe C, especialistas acreditam que as empresas de bens e serviços voltarão suas estratégias e campanhas de Marketing para atrair a maior parte da populaçãobrasileira consumidora.
O acesso ao crédito e melhores salários mostram um novo comportamento desta classe, que antes deste favorável cenário financeiro escolhia os produtos de uma gôndola baseado no preço. Hoje é a qualidade que define a compra. E este consumidor está adquirindo cada vez mais produtos de informática, entretenimento e de linha branca.

Nova classe média é dividida em C1 e C2Especialistas em consumo já reiteram a classe C como potencialmente promissora. Com o aquecimento da economia, o acesso da classe C (integrada por pessoas cuja renda domiciliar varia entre R$ 1.530 e R$ 5.100) a bens de consumo
06
e seu poder de compra vem aumentando gradativamente e atualmente é a classe que mais consome no Brasil, responsável por 42,9% do consumo no país....
tracking img