O Abuso de Nartcóticos na Conteporaneidade

1551 palavras 7 páginas
Texto de referência: “O abuso de medicamentos psicotrópicos na contemporaneidade”. Dr. Marta Regueira Fonseca Pelegrini, Universidade de Brasília.

A jaula da felicidade: O abuso de narcóticos na sociedade contemporânea. A presente realidade apresenta uma situação medonha de afastamento, negação e negligência das experiências comuns que compõem a existência humana. A busca constante pela realização a satisfação duradoura e plena, modificou nossos hábitos e nossas atitudes sociais em relação à frustração ou a insatisfação, fazendo do sofrimento um fator patológico capaz de ser remediado, dopado e negado.
Desde que o homem começou a registrar suas memórias e vontades, podendo assim sobreviver ao tempo, um tema peculiar perpetua em meio as letras das músicas, textos do poetas e confissões dos reis; a felicidade. Não importa o período de que se tem notícia, a felicidade e a satisfação sempre foram temas e ideais pelos quais homens e mulheres viveram a buscar perpetuamente. Nota-se claramente que o homem busca em sua formação social garantir melhorias em sua condição de sobrevivência através da comunidade, e que uma vez a sobrevivência garantida, sustento, moradia e proteção, a felicidade ou a satisfação dos prazeres do corpo ou da mente, logo são colocados como premissas privilegiadas em suas atitudes.
Se levarmos em consideração a poesia clássica, passando por todas as suas simbologias e alegorias, Troia foi à guerra e caiu por causa de um amor, por causa do desejo de ter uma mulher, Helena. Ou ainda, Odisseu cruzou os mares, venceu gigantes e emergiu do inferno apenas para reencontrar sua esposa novamente e mais uma vez gozar dos prazeres de ser rei. Para os mitos chineses, os deuses criaram nosso plano por acaso durante brincadeiras e festividades, ou por orgulho ou prazer particular, apenas para gozar dos poderes de deuses que possuíam. Hércules teria realizado os 12 trabalhos impossíveis pois uma deusa sentiu ciúmes de seu marido por sua traição, e sua

Relacionados