O aborto retido em “luciola” de josé de alencar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ABORTO RETIDO EM “LUCIOLA” DE JOSÉ DE ALENCAR

RESUMO


As leituras clássicas na maioria das vezes oferecem algo a ser decifrado e explorado. São livros que são estudados por milhares (porque não dizer por milhões) de pessoas todos os anos e no entanto, não perdem o fascínio e o carisma que exercem sobre seus leitores. Assim sendo, esse trabalho é uma tentativa de comparação entre aprotagonista (Lucia) da obra Lucíola de José de Alencar e da protagonista (Marguerite Gautier) em A Dama das Camélias de Alexandre Dumas Filho. As personagens dividem em partes, algumas características entre si. Entretanto, o romance de cada autor finaliza de formas diferentes. O intuito neste artigo é enfatizar a personagem Lucia em Lucíola, cujo foco principal é o aborto retido sofrido pelaprotagonista, tendo como conseqüência, sua morte.

Palavras chaves : Lucíola, A Dama das Camélias, aborto retido




ABSTRACT

The classic readings in most of the cases offer something to be deciphered and exploited. Those books are studied by thousands (why not say a million) of people every year and not lose the charm and charisma to carry on its readers. Thus, this paper is an attempt tocompare the protagonist (Lucia) of Luciola of the authors José de Alencar and the protagonist (Marguerite Gautier) in La dame aux camélias of Alexandre Dumas Filho. The characters divide into parts, some characteristics with each other. However, each author of the novel ends in different ways. The intent here is to emphasize the character Lucia in Luciola, whose main focus abortion suffered by theprotagonist and as a consequence, the death.

Words keys: Lucíola, La dame aux camélias , kept abortion


1 INTRODUÇÃO

Em alguns clássicos da literatura brasileira ou mundial, há espaços para reinterpretações na medida em que o tempo transcorre e novas mudanças na perspectiva de mundo, da vida e experiência dos leitores. Com isso, as leituras passam a ter uma importância diferente emsuas mentes, não mais como releitura, mas como uma nova leitura, geralmente por conta dessa mudança de enfoque temporal. As leituras clássicas na maioria das vezes oferecem algo a ser decifrado e explorado. São livros que são estudados por milhares (porque não dizer por milhões) de pessoas todos os anos e no entanto, não perdem o fascínio e o carisma que exercem sobre seus leitores. Assim sendo,esse trabalho torna-se uma tentativa de comparação entre a obra Lucíola de José de Alencar e A Dama das Camélias de Alexandre Dumas Filho. O intuito é enfatizar a personagem Lucia em Lucíola, pois o objeto de estudo é maior nesta obra, que em A Dama das Camélias.
Ao falar-se sobre o autor José de Alencar, pode-se citar algumas fases pelas quais o autor foi interpretado. Os críticos emgeral enquadram Lucíola na série - Perfis de mulher - (Cinco Minutos, A Viuvinha, Lucíola, Diva, A Pata da Gazela, Sonhos d´Ouro, Senhora e Encarnação) e segundo MENDES (1965, p. 28) são "...romances em que estuda caracteres femininos, torturados por contradições e antagonismos psicológicos". Também são denominados urbanos, pois são obras que falam sobre a vida burguesa do século dezenove, do centroda cidade do Rio de Janeiro, onde o romance se desenvolve, cujas pessoas eram frequentadoras de teatros, passeadoras na Rua do Ouvidor e moradoras dos bairros. O autor descreve algumas ruas da cidade, o convívio social, danças e algumas cenas cotidianas da cidade. O livro Lucíola tem início com o encontro de Paulo, jovem chegado do interior e Lúcia, cuja profissão de cortesã, se encaixa na faceobscura da burguesia. Ela detém em seu leito, os mais nobres cavalheiros da sociedade, que ao anoitecer, transformam-se nos mais vis e desprezíveis seres, trocando muito dinheiro por favores sexuais. Lúcia por sua vez, aproveita-se da juventude e beleza e de seus dotes físicos, para exercer a sua profissão. Ao comparar-se a protagonista de Alexandre Dumas Filho , Marguerite Gautier em A Dama das...
tracking img