O 18 de brumário de luis bonaparte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: O 18 de Brumário de Luís Bonaparte por Karl Marx

A obra “O 18 de Brumário de Luís Bonaparte” foi desenvolvida por Marx com base no período entre 1848 e 1851, que vai desde a eleição deLuís Bonaparte na França até seu golpe de estado. Nesse período de grande conturbação política e social, Marx destaca as lutas pelo poder político e econômico em que estavam envolvidas as diversasclasses sócio-econômicas francesas daquele período, que teve como consequência o golpe de estado que colocou Luis Bonaparte no governo francês.
O título da obra insinua uma comparação com o golpe deestado aplicado por Napoleão Bonaparte (tio de Luís Bonaparte) em 1799. Para Marx, o golpe dado por Luís Bonaparte tem características muito semelhantes daquele que foi dado antes pelo seu tio, conformepode ser observado logo na primeira frase do primeiro capítulo: “Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assimdizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”. No entanto, a idéia principal de Marx não se volta para o olhar das coincidências históricas, mas parao fato de que os homens fazem a história não como querem, mas de acordo com circunstâncias legadas pelo passado.
Não obstante a este argumento, para Marx, o indivíduo não é o responsável pelaconstrução da história. As massas formam o contexto social e histórico que levam os homens a agir conforme as circunstâncias em que se encontram. Desta forma, a luta entre as classes sociais assume o papelde produzir as transformações mais importantes, tornando-se o motor da história. As classes que compõe a sociedade são dividas entre os que detêm os meios de produção (terras, propriedade privada,etc.) e os que não possuem meios de produção, dispondo apenas da própria força de trabalho. Esta formulação é uma das principais teses do materialismo histórico dialético desenvolvido por Marx.
O...
tracking img