NOTEPAD++

1313 palavras 6 páginas
Notepad++, a evolução do Bloco de Notas
Por Felipe Amorim de Souza em 10/10/2011 Categoria Análises 01COMENTÁRIO
Caros amigos e amigas do Guia do PC, hoje trazemos até vocês uma análise do software Notepad++, o qual, diferentemente de seu “concorrente” nativo do Windows — o famoso Bloco de Notas — possui diversas características interessantes para programadores, inexistentes no citado “concorrente”.

O Notepad++ — o qual pode ser baixado diretamente de seu site oficial —, como o nome pode sugerir, pode ser considerado uma evolução (e que evolução!) do Notepad, o famoso Bloco de Notas, programa nativo do Windows.

Esta análise, diferente das anteriores, não poderá ser minuciosa ao ponto de citar uma a uma as características do programa, haja vista que o Notepad++ possui uma infinidade de funções, além de plugins (uns já instalados por padrão, e diversos outros disponíveis para instalação), os quais permitem que ele se torne muito mais extenso que outros programas já análisados aqui.

Visão geral

Após a instalação padrão, semelhante a qualquer programa para Windows, seguindo o famoso ritual do Next>Next>Finish, encontramos uma grande área branca, onde podemos escrever textos ou codificar programas (um dos focos do Notepad++). Seu visual assemelha-se muito a um editor minimalista, podendo, inclusive, ocupar toda a tela visível, ao pressionarmos a tecla F11 (e, para remover até as abas da visualização, basta pressionar F12, assim, tendo algo parecido com o Q10, citado no artigo sobre editores minimalistas). Vemos também que o programa possui um sistema de abas, muito útil para trabalhar com vários arquivos ao mesmo tempo sem a necessidade de possuir milhares de janelas abertas.

Por fim, pode-se observar que o programa possui suas diversas características e funções muito bem divididas em 12 menus, que vão desde funções básicas com arquivos (como abrir, fechar, salvar, etc.) passando por syntax highlighting (tornando comandos de programação coloridos, tal

Relacionados