MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

Páginas: 5 (1038 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL


A manifestação ou o protesto, da forma como todos nós temos acompanhado nas últimas semanas em nosso país, expressa uma reação de caráter público onde os manifestantes se organizam com o objetivo de terem suas opiniões ouvidas em uma tentativa de influenciar a política de governo.
A recente onda de protestos no Brasil foi desencadeada quando os governos de SãoPaulo e do Rio de Janeiro decidiram aumentar a passagem de ônibus em R$ 0,20. A população logo se uniu e tomou as ruas para protestar contra o aumento que, segundo os manifestantes, não está ligado ao valor da passagem, que passaria para R$ 3,20, mas sim com o transporte e os serviços públicos caóticos do país.
Vídeos e fotos mostraram que a maior parte do movimento era pacífico, com isso outrosbrasileiros foram para as ruas e apoiaram os protestantes. A população passou a questionar: como assim o país gasta tanto com uma Copa do Mundo e não tem boas escolas, ou hospitais de qualidade? As manifestações tomaram as ruas das principais capitais e repercutiram também no exterior.
E não é de hoje que o brasileiro vai a luta por seus direitos, por um país mais democrático e cidadão. Em algunsmomentos da história do nosso país, atos como estes já se repetiram.
1922 – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
A monarquia existiu no Brasil de 1822 a 1889. Porém algumas crises como a censura, a interferência de D. Pedro II nas questões religiosas e o fortalecimento do movimento republicano, desencadearam muita insatisfação. Num movimento mais elitizado, a população da época uniu-se a Marechal Deodoroda Fonseca, que após um golpe militar, instaurou a Proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889, na então capital do Brasil, Rio de Janeiro. Naquele momento surgiu a República Federativa e Presidencialista no nosso país, sendo o próprio Marechal da Fonseca quem assumiu a primeira presidência.


1964 – GOLPE MILITAR
Naquele ano, um comício foi organizado pelo presidente do Brasil, JoãoGoulart, no Rio de Janeiro e serviu como estopim para o golpe. Foi neste cenário que depois de um encontro com trabalhadores, João Goulart foi deposto e teve que fugir para o Rio Grande do Sul e, em seguida, para o Uruguai. Desta maneira, o Chefe Maior do Exército, General Humberto Castelo Branco, tornou-se presidente do Brasil. As principais cidades brasileiras foram tomadas por soldadosarmados, tanques, jipes, entre outros. O golpe militar de 1964 foi amplamente apoiado à época e um dos motivos que conduziram o manifesto foi uma campanha, organizada pelos meios de comunicação, para convencer as pessoas de que o presidente levaria o Brasil a um tipo de governo comunista, algo que a população considerava inadmissível.
1984 – DIRETAS JÁ!
Um movimento político democrático com grandeparticipação popular, no qual o principal objetivo era estabelecer as eleições diretas para presidente da República do Brasil.
Inflação alta, grande dívida externa e desemprego, expunham a crise do sistema. Os militares, ainda no poder, pregavam uma transição democrática lenta, ao passo que perdiam o apoio da sociedade, que insatisfeita, queria o fim do regime o mais rápido possível.
Durante omovimento ocorreram diversas manifestações nas cidades brasileiras.
Depois de duas décadas intimidada pela repressão, o movimento das “Diretas Já” ressuscitou a esperança e a coragem da população. Além de poder eleger um representante, a eleição direta sinalizava mudanças também econômicas e sociais. Lideranças estudantis, da UNE (União Nacional dos Estudantes), sindicatos como a CUT (Central Únicados Trabalhadores), intelectuais, artistas e religiosos reforçaram o coro pelas “Diretas Já”.
Em 25 de abril de 1984, a emenda constitucional das eleições diretas foi colocada em votação. Porém, para a desilusão do povo brasileiro, ela não foi aprovada. As eleições diretas para presidente do Brasil só ocorreram em 1989, após ser estabelecida na Constituição de 1988.
1992 – IMPEACHMENT
Após...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimentos sociais no Brasil e mundo
  • Cenários dos Movimentos Sociais no Brasil
  • Cenários dos movimentos sociais no brasil
  • Movimentos Sociais do Brasil
  • Movimentos Sociais No Brasil e Mundo
  • Movimentos sociais no brasil
  • Os movimentos sociais no brasil
  • Os movimentos sociais no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!