MINORITY REPORT E A TECNOLOGIA NO MUNDO REAL

893 palavras 4 páginas
MINORITY REPORT E A TECNOLOGIA NO MUNDO REAL

ROSÂNGELA DE FÁTIMA SILVA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

BELO HORIZONTE
2014
MINORITY REPORT E TECNOLOGIA NO MUNDO REAL

1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca fazer a ligação entre o presente tecnológico (2014) e a tecnologia futura (2054) apresentada no filme Minority Report – a Nova Lei, de Steven Spielberg. O filme foi baseado no conto de Philip K. Dick de 1956.
Propõe também analisar a relação das tecnologias com as escolhas do ser humano ao longo de sua história.
As buscas por novas tecnologias e a aplicação destas na sociedade devem caminhar apoiadas pela ética. O ser humano deve sempre estar acima de qualquer avanço tecnológico.

2. O FILME
O Filme se passa em um futuro próximo, 2054 e relata a implantação de um programa policial, chamado Pré-crimes, que visa extinguir os crimes por meio de um monitoramento baseado nas previsões de três paranormais denominados Pré-cogs.
Os paranormais preveem o crime, identifica o futuro criminoso, e a polícia representada pelo policial John Anderson e sua equipe, sai para capturar quem ainda não cometeu crime algum. O pré-criminoso é então condenado e levado para o cárcere, sem direito a defesa. Tudo isto orquestrado por uma super tecnologia.
Em determinado momento, quem defende e pratica o programa se vê como um pré-criminoso e assim começa uma intensa busca pela verdade, surgem questionamentos que mudarão o curso do programa.

2.1. Algumas Tecnologias Apresentadas no Filme x Tecnologias Atuais
A ficção traz algumas tecnologias bastante interessantes. Algumas são possibilidades que em breve estaremos alcançando, outras que já estamos usando e outras, ainda, puramente ficção, mas como toda ficção, pode vir a acontecer de fato algum dia.

2.1.1. Pré-cogs e a tecnologia biovirtual
Os Pré-cogs são jovens, que quando crianças passaram por um projeto de pesquisa que os modificaram geneticamente, o

Relacionados