M Todos E T Cnicas De Pesquisa Mirian Maiara Jessica E Jennifer

1951 palavras 8 páginas
FACULDADE DOM ALBERTO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SAÚDE DO TRABALHADOR: ERGONOMIA

Jenifer Gass
Jessica Andreia Wegner
Maiara dos Santos Orlandi
Miriam Betina Iser

Santa Cruz do Sul, novembro de 2014.
Jenifer Gass, Jessica Andréia Wegner, Maiara dos Santos Orlandi, Miriam Betina Iser

ERGONOMIA: DOENÇAS DE LER/DORT

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa, sob a orientação da professora Ms Nadiesca Pohlmann, como requisito parcial para aprovação.

Santa Cruz do Sul, novembro 2014
SUMÁ RIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PROBLEMA: 5
Objetivo Geral: 5
Objetivo Específico: 5
4 JUSTIFICATIVA: 6
5 REVISÃO TEÓRICA: 7
6 METODOLOGIA 11
7 CRONOGRAMA 12
8 REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Desde o início dos tempos existem relatos sobre a adaptação de ferramentas para a facilitação do trabalho dos homens, instrumentos encontrados no período Paleolítico revelam essas adaptações, pois os objetos apresentam-se lapidado para facilitar a caça. Surgem ali os primeiros indícios de uma ciência que só seria descoberta mais de dez séculos depois, no qual passará por inúmeras transformações principalmente durante a revolução industrial até chegar a tão conhecida Ergonomia.
O trabalho é de fundamental importância para o homem perante a sociedade, além de garantir a satisfação material, ainda constitui-se na essência do ser humano, no prazer de produzir, modificar, construir e realizar sonhos. A forma de trabalhar para garantir a sobrevivência e o bem estar muitas vezes coloca o homem em situações agitadas. Num lado garante a vida, porém de outro lado pode provocar doenças, diminuir a capacidade vital e até provocar a morte.
Em 1975 surgem os primeiros inúmeros problemas na saúde do digitador desencadeado pelas más condições do trabalho que levaram a um aparecimento de doenças, principalmente no sistema orteomioarticular.
As LER/DORT são consideradas doenças ocupacionais de origem multicausal, os fatores que mais

Relacionados