M Todos De Avalia O De Impacto Ambiental Gest O Ambiental E Reponsabilidade Social

551 palavras 3 páginas
Portifólio

Aluna: Claudiane C.C.Silva
Código do Aluno: 1204753
Curso: Administração

Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental

Os métodos de avaliação de impacto ambiental servem para diferenciar os estudos ambientais onde se determinar de forma mais precisa a significância de uma alteração ambiental. Também são usados para padronizar e facilitar a abordagem do meio físico, que em geral leva em consideração vários aspectos.
.
Os principais métodos de avaliação de impacto ambiental (Moreira – 1995)
Métodos “ad hoc”;
Listagens de controle, simples descritivas, escalares, escalares ponderadas;
Matrizes de interação; Redes de interação (diagramas de sistema); Superposição de cartas;
Modelos de simulação. Cada método apresenta suas vantagens e desvantagenso apresenta suas vantagens e desvantagens, não havendo um que proporcione uma complete Avaliação de impacto Ambiental (AIA) de um empreendimento. Podendo ser modificados e adaptados, para adequar-se a cada tipo de projeto. Independente do método utilizado, é necessário que a sua aplicação seja complementada com uma descrição detalhada dos impactos sobre os meios físico, biológico e antrópico. A superposição de cartas
Este método consiste na elaboração de vários mapas de uma mesma área, cada um destacando um aspecto ambiental da mesma.
Através da superposição dos mapas, pode-se identificar as áreas de maior valor ambiental, nas quais os impactos são mais significativos.
A superposição de cartas tem sido utilizada no planejamento territorial, na realização de diagnósticos ambientais e na definição de locais adequados para implantação de determinados empreendimentos.
Vantagens: Boa visualização e exposição de dados. Desvantagens: resultados subjetivos, não quantifica magnitude; difícil integração de dados sócios – econômicos, não considera dinâmica dos sistemas. Aplicação: Em projetos lineares e diagnostico ambiental.
Descrição: Cartas geradas por superposição de mapas de recursos e usos.

Matrizes de

Relacionados

  • Gest O Das Organiza Es Sebasti O Teixeira
    87636 palavras | 351 páginas