Joker´s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caía (a) a tarde feito um viaduto (3)  Um viaduto, obra do governo, caiu, desabou sobre carros e ônibus cheios de pessoas, matando muita gente. Na época, nada pôde ser noticiado nem as pessoas foramdevidamente ressarcidas ou indenizadas. Cidade de Belo Horizonte, viaduto da Gameleira, década de 70.
E um bêbado trajando (b) luto (4) (4) Referência aos militantes de esquerda que foram "sumidos"ou declaradamente assassinados sob tortura. me lembrou Carlitos (c)
A lua (5) 5) A lua representa os políticos civis que se colocaram a favor do regime, a fim de obter ganhos pessoais. Eles"acreditavam" tanto na propaganda oficial que se dizia que se um general declarasse que a lua era preta eles passariam a defender tal tese como verdade absoluta. Em determinada época foram até chamados deluas-pretas. tal qual a dona do bordel (6) (6) A Câmara de Deputados e o Senado foram algumas vezes comparados a bordéis devido aos negócios imorais que lá se faziam. É claro que os cidadãos indignados nãopodiam dizer claramente que pensavam isto, ou seriam no mínimo processados por calúnia, injúria, difamação e etc.
Pedia a cada estrela fria (7) (7) As estrelas são os generais, donos do poder.Alguns deles nunca apareceram como governantes, preferindo manipular nos bastidores. Se contentavam com uns poucos privilégios astronômicos e umas ninharias de cargos de direção em estatais ou o poder denomear umas poucas dezenas de parentes e correligionários em empregos públicos. um brilho de aluguel (8) (8) O brilho de aluguel era, como mencionado acima, os ganhos pessoais e até eleitorais obtidospelos civis que aceitavam ser marionetes. Alguns destes civis cresceram tanto que altrapassaram em poder os seus "criadores" fardados.
E nuvens (9) (9) Os torturadores são aqui comparados a nuvens,pois eram intocáveis e inalcançáveis. lá no mata-borrão (d) (10(10) O mata-borrão é um instrumento antiquado destinado a eliminar erros, borrões na escrita. O DOI-CODI, nossa temível polícia política...
tracking img