jnbno´p

9518 palavras 39 páginas
CONTROLE DE QUALIDADE

CONTROLE DE QUALIDADE www.cursonobre.com.br CONTROLE DE QUALIDADE
1. INTRODUÇÃO AO CONTROLE DA QUALIDADE
1.1 - CONCEITOS BÁSICOS
1.1.1- Evolução – Graças ao crescimento incessante do parque industrial, à concorrência – cada vez maior de outras empresas similares, à procura e a melhor condição do poder aquisitivo, surgiu entre os dirigentes das indústrias, a preocupação em desenvolver novos métodos, em dividir e racionalizar o trabalho a fim de obter maior produtividade, sem contudo afetar a qualidade do produto. O aumento da produção, pensamento geral, iria causar problemas muito sérios à qualidade. Era preciso desenvolver algum processo que substituísse a inspeção tradicional, até então utilizada satisfatoriamente. A partir de 1920, procurando resolver o problema iniciou-se a revolução industrial no sentido de aprimorar os métodos de inspeção utilizados. A mudança sobre controle de qualidade, devia ser radical. Desenvolveram-se técnicas de prevenção de defeitos e a estatística, que passaram a funcionar como as principais armas na detenção e prevenção de defeitos.
O controle estatístico de qualidade é tido como o melhor meio até agora encontrado para um trabalho racional de prevenção de defeitos.
1.1.2- O que é Qualidade? – A definição mais moderna de Qualidade é apresentada pela “Organização Européia para Controle de Qualidade”.
“Qualidade de um material é a condição necessária de aptidão para a finalidade a que se destina”.
Exigir de um produto, qualidade além da necessária, é encarecê-lo; exigir menos, é prejudicar o nome do fabricante diante do público consumidor.
1.1.3- Inspeção e Controle Estatístico de Qualidade – é de fundamental importância à diferenciação de conceitos entre Inspeção e Controle Estatístico de
Qualidade:
Inspeção de Qualidade – é uma operação de verificação realizada após o produto ter sido totalmente processado, e na qual classificado em duas categorias: Aceito e
Rejeitado. É feita

Relacionados

  • Aprediz
    7268 palavras | 30 páginas