IMPORTANCIA DA SOCIALIZAÇÃO DOS SURDOS

548 palavras 3 páginas
IMPORTANCIA DA SOCIALIZAÇÃO DOS SURDOS

Pablo Fernando Class Loiola Ciências Biológicas

INTRODUÇÃO

Segundo Borsa (2007) a socialização é um processo interativo e necessário para o desenvolvimento psicossocial, o qual se inicia no momento do nascimento e segue durante todo ciclo de vida, os processos de socialização são conhecidos como, processos mentais, que são inerentes aos conhecimentos de valores e costumes, a aprendizagem da linguagem e a aquisição de conhecimentos, os processos afetivos, que abrange os vínculos para a socialização como apego e amizade e os processos condutuais que norteará o comportamento em sociedade.

DESENVOLVIMENTO

A linguagem não pode ser reduzida a um instrumento, pois muito antes de se articular ou manifestar o menor gesto, já se está imerso em um mundo simbolizado. “A linguagem nasce da necessidade de comunicar e de pensar”; o pensamento e a comunicação são resultantes da adaptação às condições complexas da vida” (bock, 1999).
SACKS (1998) conta que até o final do século XV não havia escolas para surdos, os quais eram considerados incapazes de aprender e no século XVI, Girolano Cardano propôs um conjunto de princípios que prometia educar e socializar os surdos, pois compreendiam símbolos gráficos ou combinações de símbolos associados a objetos ou a figuras. Assim, no início de 1555, surgiu a educação oral para crianças surdas, para aprenderam a falar e a ler com o objetivo de serem reconhecidos como pessoas nos termos da lei e poder herdar títulos e propriedades das respectivas famílias, já em 1817, Nos Estados Unidos, Thomas Hopkins Gallaudet e Laurent Clerc fundaram o Asilo Americano para educação e instrução dos surdos mudos (atual Universidade

Relacionados