INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS – IBET
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO
MÓDULO CONTROLE DE INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA
SEMINÁRIO I – REGRA-MATRIZ DE INCIDÊNCIA, OBRIGAÇÃOTRIBUTÁRIA E SUJEIÇÃO PASSIVA


Max Fontes Varela

Questão 1.
Norma jurídica, como ensina o Professor Paulo de Barros Carvalho, “é a expressão mínima e irredutível (com o perdão do pleonasmo) demanifestação do deôntico, como sentido completo” 1. A norma para ser jurídica tem que ser dotada do ‘dever ser’, implicando uma consequência jurídica que deve acontecer após a ocorrência do ‘ser’(ôntico). Além de expressar esse comando jurídico, deve a norma do direito ser revestida de unicidade de sentido, ser uma hipótese com consequência de forma completa. As normas jurídicas podem ser princípiosou regras, essas mais abrangentes e abstratas e estas, mais específicas e concretas.
Dá-se assim porque os comandos jurídicos, para serem compreendidos no contexto de uma comunicação bem sucedida,devem se revestir de estrutura formal, dessa maneira a norma jurídica tributária tem a mesma estrutura formal da norma jurídica não tributária, são sintaticamente homogêneas. Todavia, se diferenciamaquelas destas nos aspectos semânticos e pragmáticos, uma vez que as normas jurídicas tributárias obrigatoriamente incidem sobre acontecimentos economicamente apreciáveis que são atrelados à uma condutacompulsória por parte dos administrados perante a Administração Pública no que concerne ao pagamento de prestações pecuniárias ao Estado.
Ainda sob a conceituação do que seria norma jurídica, vemosque a descrição anterior se refere à norma no sentindo mais utilizado, sem se olvidar de que existe diferença entre norma e texto normativo.
O texto normativo é o que está escrito no papel (fontenormativa) sem a interferência interpretativa (construtiva), consiste apenas na disposição não interpretada no campo das fontes. Já a norma jurídica é uma expressão discursiva produto de uma atividade... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). I Seminário - Regra-Matriz de incidência, obrigação tributária e sujeição passiva. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/i-Semin%C3%A1rio-Regra-Matriz-De-Incid%C3%AAncia/38979250.html

MLA

"I Seminário - Regra-Matriz de incidência, obrigação tributária e sujeição passiva" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/i-Semin%C3%A1rio-Regra-Matriz-De-Incid%C3%AAncia/38979250.html>.

MLA 7

"I Seminário - Regra-Matriz de incidência, obrigação tributária e sujeição passiva." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/i-Semin%C3%A1rio-Regra-Matriz-De-Incid%C3%AAncia/38979250.html>.

CHICAGO

"I Seminário - Regra-Matriz de incidência, obrigação tributária e sujeição passiva." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/i-Semin%C3%A1rio-Regra-Matriz-De-Incid%C3%AAncia/38979250.html.