I Relatorio De Fisica II TrabalhosFeitos

908 palavras 4 páginas
UNAMA – Universidade Da Amazônia
Professor: Ruy Guilherme
Aluno:
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Física II

Belém, 2015
Atividade Experimental nº 1
Pêndulo simples I
Objetivo da atividade: Determinar a aceleração da gravidade média local utilizando um pêndulo simples.

Material utilizado: Um pêndulo simples, uma régua graduada em centímetros e um cronômetro digital. (Insira alguma imagem, isso é muito importante).

Resumo teórico
Um pêndulo simples é composto por uma partícula de massa m (chamada de peso do pêndulo) que está suspensa por uma das extremidades de um fio não estendível, de massa desprezível e comprimento L, cuja outra extremidade está fixa. Sendo assim, o peso está livre para oscilar, em outras palavras, move-se alternadamente de um lado para o outro, no plano.
As forças que agem sobre o peso são a tração T (ou força) exercida pelo fio e a força gravitacional Fg (ou força peso), onde o fio faz um ângulo Θ com a vertical. Essas forças permitem que o peso fixo no fio, depois de ser abandonado de determinada altura (chamado de “ponto A”), produza um movimento, ou seja, uma oscilação completa chamada período. Destarte, é definido período o tempo que o corpo levou para sair do repouso e retornar ao ponto A.
A fórmula atende todas as definições de período explicadas acima, sendo T o período, L comprimento do fio e g é a gravidade. A dedução dessa fórmula, e das demais, necessitam de conhecimento de equações diferenciais as quais não serão mostradas aqui, pois esse não é o objetivo deste relatório.
A gravidade média local que é requerida no objetivo da atividade será expressa por onde é o comprimento médio e é o tempo médio; então, explicitando a aceleração da gravidade obtemos a fórmula apresentada a cima.
Por fim, o Cálculo de erro (ε), que é o percentual representado pela diferença entre as medidas de comprimento do fio e o tempo de oscilação encontrado, será definido pela fórmula que poderá ter como resultado no máximo

Relacionados