FICHAMENTO TEXTUAL COSTA, Emília Viotti Da. Introdução ao estudo da emancipação política do Brasil. In: _____ Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Ed. UNESP, 1999, p.19-60.

852 palavras 4 páginas
FICHAMENTO TEXTUAL
COSTA, Emília Viotti Da. Introdução ao estudo da emancipação política do Brasil. In: _____ Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Ed. UNESP, 1999, p.19-60.

A autora inicia sua explanação a partir da crise do sistema colonial. Afirmando que a partir da segunda metade do séc. XVIII e durante a segunda metade do séc. XIX há sucessivos movimentos de independência por parte das colônias portuguesas, inglesas e espanholas. (p.19). Para se entender tal quadro é preciso que se compreenda a dinâmica do sistema colonial. Com a formação do Estado Moderno Centralizado e absoluto e o desenvolvimento de uma classe de mercadores e armadores que se associam a Coroa. E a firmação uma aliança entre burguesia comercial (mercadores e banqueiros) e o Estado, vão constituir o que ficou conhecido como política mercantilista, na qual havia um regime de monopólios e privilégios o que eliminava a concorrência e assegurava o lucro, o pacto colonial. (p.20)
O sistema colonial montado segundo a lógica do capitalismo comercial e em razão dos interesses do Estado absolutista entrou em crise quando a expansão dos mercados, o desenvolvimento crescente do capital industrial e a crise do Estado absolutista tornaram inoperantes os mecanismos restritivos de comércio e de produção. (Viotti, 2005 p.20) O sistema colonial tradicional passou a ser criticado, com os desenvolvimentos de novas teorias econômicas, as teses de livre-concorrência e trabalho livre, dentro desse grupo temos a figura de Adam Smith (1776) um dos críticos mais enfáticos a politica mercantil eo trabalho servil: bases do sistema colonial tradicional. A crise do sistema colonial coincidiu com a crise das formas absolutistas de governo. Os fundamentos do sistema colonial tradicional estavam, portanto abalados por vários tipos de pressão:
No âmbito internacional: o surgimento de novos grupos burgueses; perda da funcionalidade do Estado absolutista.
No âmbito da Colônia: o aumento da

Relacionados

  • Revista Patrimonio34
    190760 palavras | 764 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas