FICHAMENTO Manifesto do partido comunista. 15ª ed. Tradução de Marco Aurélio Nogueira e Leandro Konder (Org.). Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2010.

1842 palavras 8 páginas
FICHAMENTO

1. RERÊNCIA

MARX, Karl. Manifesto do partido comunista. 15ª ed. Tradução de Marco Aurélio Nogueira e Leandro Konder (Org.). Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2010.

02. TESE CENTRAL DO TEXTO
(O QUE O AUTOR BUSCA DEMONSTRAR A PARTIR DO TEXTO)

Busca demonstrar à análise histórica, distinguindo as várias formas de opressão social durante os séculos e situa a burguesia moderna como nova classe opressora. Mais sem deixar de citar o papel revolucionário, relata a destruição do poder monárquico e religioso, demonstra como o valor da liberdade econômica e extremamente competitiva e tem um aspecto da desvalorização da moeda e a perda das relações pessoais e sociais, tratando assim o operário como um objeto de trabalho.
Entre tanto o aspecto junto com os meios e pressa da produção tecnologia e divisão do trabalho, mata todo interesse para o trabalhador, deixando ele completamente desmotivado e contribuindo para a sua falta de dinheiro ou pobreza e de ideias. Enfim analisa o desenvolvimento de novas necessidades tecnológicas na indústria e de novas necessidades de consumo impostas ao mercado consumista.

03. FICHAMENTO DO LIVRO:

03.01 “A moderna sociedade burguesa, surgida das ruínas da sociedade feudal, não eliminou os antagonismos entre as classes. Apenas estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta em lugar das antigas.”(pg. 67).

03.02 “Quanto menos habilidade e força exige o trabalho manual, quer dizer, quanto mais à indústria moderna se desenvolve, mais o trabalho dos homens é suplantado pelo das mulheres e crianças. As diferenças de sexo e de idade não têm mais valor social para a classe operária. Ficam apenas instrumentos de trabalho, cujo custo varia conforme a idade e o sexo.” (pg. 73).

03.03 “No princípio lutam operários isolados, depois os operários de uma mesma fábrica, a seguir os operários de uma mesma fábrica, a seguir os operários de um

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas