Fanfictions: decodificação nos tempos da internet

2028 palavras 9 páginas
Fanfictions: decodificação nos tempos da internet
Wladiane Silva Costa
Estudante de jornalismo no 3° semestre da Universidade Federal do Ceará
Resumo
As fanfictions são um elemento emergente na internet atual, a criação de histórias sobre produtos culturais existentes, Mas como funciona essa apropriação por parte dos escritores? Uma nova forma de construção coletiva, que o trabalho trata sobre o foco da teoria de Stuart Hall de codificação e decodificação. Seria possível ver essas fanfictions como produto da decodificação do produto original?
Palavras-chave: fanfictions, codificação e decodificação, estudos culturais.
Introdução
Desde o começo do estudo sobre a comunicação como uma área do conhecimento, que de um ponto de vista histórico ainda é muito recente. Ocorreram mudanças que afetaram o que se conhecia como comunicação. Se as primeiras teorias datam com a criação dos meios de comunicação em massa e tendo uma visão positivista, o momento que a comunicação se encontra agora com a expansão global que esses meios de comunicação em massa conseguiram, as teorias mais antigas como a teoria hipodérmica se mostram não condizentes com recortes feitos posteriormente que os meios de comunicação em massa estiveram consolidados.
Assim os estudos culturais aparecem como uma das primeiras teorias relacionadas à comunicação que foge dessa visão positivista, com o intuito de estudar a cultura de um grupo determinado, “a cultura não é uma prática, nem é simplesmente a descrição da soma dos hábitos e costumes de uma sociedade. Ela atravessa todas as práticas sociais e constitui a soma de suas inter-relações” (HALL, 2003, p. 60). E disseca as relações de poder e hierarquia que são dispostos na produção sociocultural deste grupo, e essas relações estão ligadas a mídia.
O surgimento de um meio, a internet, que potencializou as interações que nos outros meios ficavam num que poderia ser chamado de estado de obscuridade, traz um caráter de imediatismo para a observação

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas